Saúde

Campanha contra sarampo é intensificada em Catu

Em todas as unidades a vacina está disponível para pessoas de 01 à 49 anos. É necessária a apresentação da carteira de identidade, cartão do SUS e de vacina

A campanha de intensificação contra o sarampo começou nesta quarta-feira (7) em todas as localidades do município de Catu. A vacina já se encontra disponível em todas as unidades de saúde da família do município e região, e se faz importante procurar a UBS mais próxima ou hospital, caso aparecam sintomas da doença, para que o diagnóstico, tratamento e medidas de controle sejam adotadas imediatamente.

Entre 5 de maio e 3 de agosto, 907 casos de sarampo foram confirmados no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, os ocorrências estão concentrados em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), este ano, casos notificados no mundo cresceram 300% nos primeiros três meses em comparação com o mesmo período de 2018.

Quais são os sintomas do sarampo?

Os primeiros sintomas do sarampo são febre alta, que dura por volta de uma semana, e manchas avermelhadas na pele. Os sintomas aparecem entre 10 e 12 dias após o contato com o vírus, e podem vir acompanhados de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal.

Há tratamento contra o sarampo?

Não existe tratamento específico para o sarampo. Para os casos sem complicação, é importante manter uma boa hidratação, suporte nutricional e diminuir a hipertermia. Quando o quadro se agrava e surgem, por exemplo, diarréia, pneumonia e otite média, sendo essas situações passíveis de tratadamento, normalmente com o uso de antibioticoterapia.
No caso de crianças acometidas pela enfermidade, a OMS recomenda a administração de vitamina A, para reduzir a ocorrência de casos graves e fatais.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

Devem se vacinar quem nunca tomou a vacina, e todos aqueles que não têm certeza se já tomaram. Pelo Calendário Nacional de Vacinação, a tríplice viral, que ainda protege contra caxumba e rubéola, deve ser administrada aos 12 meses de vida, e a tetra viral – acrescenta varicela (catapora) à lista de doenças combatidas – aos 15 meses. Pessoas de 10 a 29 anos que não tomaram a vacina quando crianças, precisam receber duas doses da tríplice viral. Na faixa etária de 30 a 49 anos, a dose é única.

Quando há surto, é preciso se vacinar novamente?

Não. Quem tiver se vacinado contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.

Para quem a vacina contra o sarampo não é indicada?

Pessoas com alergia grave ao ovo, pacientes em tratamento com quimioterapia, gestantes, portadores de imunodeficiências congênitas ou adquiridas, quem faz uso de corticoide em doses altas, transplantados de medula óssea e bebês com menos de seis meses de idade.

Quanto tempo a vacina demora para fazer efeito?

Em torno de duas semanas. Quem vai viajar para locais com incidência da doença e não foi vacinado antes, deve procurar um posto de saúde, pelo menos, 15 dias antes da viagem.

A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente o ano todo nas unidades básicas de saúde de Catu.

Para mais informações você pode procurar a Secretaria de Saúde, localizada na R. Geonísio Barroso, no Centro Administrativo, em frente a quadra de esportes.
Telefone para contato: (71) 3641-2185

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com