Caminhada do Movimento Nacional de Mulheres Vivas ocupa o Farol da Barra em defesa de políticas públicas e do combate à violência contra a mulher
Ato reuniu lideranças políticas, representantes do poder público e mulheres de diversos municípios baianos em Salvador.

O Movimento Nacional de Mulheres Vivas realizou, no Farol da Barra, em Salvador, uma caminhada com o objetivo central de chamar a atenção da sociedade e do poder público para a urgente necessidade de políticas públicas que deem voz às mulheres, garantindo direitos, proteção e participação efetiva nos espaços de decisão. A mobilização reuniu representantes de diversos municípios baianos e marcou mais um momento de resistência, denúncia e fortalecimento da luta feminina.

A caminhada teve como foco principal a criação e o fortalecimento de mecanismos públicos de enfrentamento ao feminicídio e à violência contra a mulher, em todas as suas formas — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. As participantes também defenderam a necessidade de leis mais severas e eficazes para punir os agressores, bem como a ampliação de políticas de prevenção, acolhimento e proteção às vítimas.


Mesmo chegando ao final do ato, foi possível constatar, por meio das redes sociais e registros oficiais, a expressiva presença de autoridades e lideranças. Estiveram presentes a primeira-dama do Estado, secretárias estaduais e municipais, além de deputadas e deputados federais e estaduais, reafirmando o apoio institucional às pautas levantadas pelo movimento. Lideranças de movimentos de mulheres também participaram ativamente da mobilização.
A vereadora de Alagoinhas-BA Juci Cardoso, fez um discurso durante o ato, protagonizando um dos momentos mais impactantes da caminhada, conclamando as muheres a ocuparem a política, destacando que só com presença feminina nos espaços de poder será possível efetivação de políticas públicas que acolham as vítimas e seus familiares, mas principalmente puna de forma mais eficaz os agressores.

Juci Cardoso ressaltou que a representatividade feminina é fundamental para o enfrentamento da violência de gênero, para a criação de leis mais rigorosas e para a implementação de ações que salvem vidas, reforçando que a ausência das mulheres nos espaços de decisão compromete avanços estruturais na proteção e na garantia de direitos. A fala que ecoou como um alerta para todas e todos, sobre a importância da presença da mulher na política. A parlamentar destacou explicou que somente com mulheres ocupando espaços de poder, é possível garantir que projetos voltados às demandas femininas sejam realmente fomentados, executados e transformados em políticas públicas concretas.
A presidente do Partido dos Trabalhadores em Catu-BA, Carla Sandra, também marcou presença no ato e gravou um vídeo durante a caminhada, que foi posteriormente compartilhado em suas redes sociais, ampliando o alcance da mobilização e fortalecendo a mensagem de união e luta das mulheres.
A caminhada do Movimento Nacional de Mulheres Vivas, realizada no Farol da Barra, reafirmou a força da mobilização feminina na Bahia e evidenciou que o enfrentamento ao feminicídio e à violência contra a mulher precisa ser tratado como prioridade absoluta nas agendas políticas e institucionais.
Foto Capa: Mariana Barreto TV Bahia

