Política

Câmara Municipal de Catu tem casa lotada e agita as redes sociais

A última sessão do primeiro biênio desse ano, foi cheia de embates entre oposição e base, além de aprovação de projetos que contemplam diretamente a  cultura da cidade 

As sessões da casa legislativa ocorrem todas às terças-feiras às 18h e são transmitidas ao vivo pela TV Câmara. Na última sessão do primeiro biênio presidido pelo vereador Marcelo Calasans (Podemos), vice-presidente Enéas Medeiros(PSL), primeiro Secretário Paulo de Cacinho (PSDB) e segunda secretária Denise da paróquia(PSDB), foi motivo de agito nas redes sociais por conta da participação na tribuna do Secretário da fazenda Nadilson explicitando acerca de algumas colocações da vereadora Clara Sena (SD) na sessão anterior. A casa estava cheia e se fez presente na plateia o grupo Estrela D’Alva e o grupo de Cavalgada Srª Santana, que marcaram presença para acompanhar o projeto de lei que decreta o grupo Estrela D’Alva como patrimônio imaterial e cultural do município.

 

O primeiro orador da noite a utilizar a tribuna, foi o secretário da fazenda Nadilson Fernandes. que explanou durante seu tempo de tribuna, sua inquietação acerca de falas da vereadora Clara Sena pontuadas na  penúltima sessão do primeiro biênio na presidência, e do então vereador Marcelo Calasans. Ela questionou o fato como alguns contratos acordados no município corroboram a uma elevação de preço para os cofres públicos, o secretário ponderou que o serviço prestado na cidade possui um custo elevado devido a sua topografia que inibe um serviço com um custo mais baixo se comparado ao vigente.

Nossa equipe os entrevistou e ambos deram suas colocações. Nadilson elucidou transparência do processo licitatório na cidade. “Todo processo licitatório da cidade é transparente, aberto para toda e qualquer pessoa jurídica possa participar, desde que se enquadre nas necessidades propostas pelo edital.”

A vereadora Clara Sena(SD), pontuou: “os números apresentados são os mesmo do de Nardilson, os mesmos que apresento durante as sessões ordinárias. São números de fontes oficiais, Tribunal de Contas e portal da transparência, entretanto, chamo a atenção para os altos valores pagos à empresas e cooperativas e serviços mal prestados. É no mínimo de se estranhar, que sempre as mesmas empresas ganhem as mesmas licitações” Finalizou.

 

Outro  tema marcante da noite, foram a aprovação de dois projetos da vereadora Denise da Paróquia que decreta o grupo Estrela D’Alva como patrimônio imaterial e cultural do município. E fala: “é gratificante poder falar desse projeto que abraça a cultura, que valoriza a terceira idade e, não podemos nos esquecer, que o grupo Estrela D’Alva é visto pelos catuenses com alegria, estes que já participaram inclusive da inauguração do metrô em Salvador”. Além do projeto de lei que decreta o grupo Estrela D’Alva como patrimônio imaterial e cultural do município, ela conta também do segundo projeto que também entrou em votação no mesmo dia que transforma o dia da cavalgada como data comemorativa no calendário da cidade ” Eu sou madrinha do grupo padroeira Santana Toca do vaqueiro, é meu grupo, contudo, este projeto visa abranger a todos os grupos existentes, inclusive eu convidei todo o pessoal participante deste grupo para juntos torcemos pela concretização desta futura lei.”

O presidente da casa Marcelo Calasans saudou a todos os presentes da casa com alegria, destacando sua felicidade em poder conduzir a sessão do dia em que estavam presentes o secretário de serviços públicos Bem-te-vi, O secretário de agricultura Neném do Iozinho, o secretário de infraestrutura Nenga do Leite, o secretário da fazenda Nadilson e o chefe de gabinete da prefeitura Beto.

O presidente Marcelo citou que desde que assumiu o cargo de presidente, defendeu a participação ativa da população. Explicitando na sua fala, a preocupação com a aproximação da casa ao povo, que já era de longas datas, com isso, ele deu inicio a criação da TV Câmara.

Ainda segundo Calasans,  apesar da sessão ter tido alguns momentos de apreensão, devido ao momento dos discursos entre a vereadora Clara Sena e o secretário da fazenda Nadilson, com início explanação aconteceu de maneira um pouco turbulenta e aos poucos as manifestações de ambos foram acalentadas, afugentando os conflitos “é sempre bom poder ver a casa cheia, nos encoraja a tratar do trabalhos da casa com zelo e ainda para aqueles que não podem vir a casa, tivemos toda a preocupação que esse público  possa acompanhar através da TV Câmara pelo facebook.

O presidente, declarou: “É  bom poder ter presente a população cada vez mais perto de nós, representantes do povo, não não posso deixar de citar que hoje a sessão navegou por caminhos meandros, um pouco turbulento, embora a postura da vereadora e do secretário foram pautadas na ética e na sobriedade.” O Presidente na oportunidade, convidou a população catuense para a eleição da nova mesa diretora do biênio 2019-2020, no dia 07 de junho. Amanhã, às 16h, no plenário da casa. Ao que tudo indica e se cometa por todos, é que pela postura flexível do presidente da casa com vereadores da oposição e situação, a reeleição da mesa e toda diretoria, já está garantida.

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com