Comunidade

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS PEDEM AJUDA DA POPULAÇÃO PARA COMPRA DE CAMINHÃO

Com custo de oitenta mil reais, os bombeiros voluntários de Catu pedem a união da população para a compra de um caminhão, que ajuda no combate de incêndios de grande porte

 

Um serviço prestado a população catuense em caráter de extrema importância, indispensável para sociedade e que tem ajudado a salvar vidas. A  equipe dos bombeiros voluntários de Catu está com uma campanha de arrecadação do valor necessário, para a aquisição de um caminhão que fortalecerá o serviço prestado pelo grupo na cidade. Há nove anos, esses grupo de voluntários coopera com a assistência a acidentes domésticos e combate a incêndio, por isso o grupo precisa do veículo para atender uma maior demanda da população.

O grupamento catuense precisa de um caminhão equipado para dar conta de incêndios de grandes proporções em estabelecimentos, matas e outras áreas públicas. Atualmente, o grupo que atua em Catu recebe ajuda dos bombeiros de Alagoinhas para combater incêndios maiores, conseguindo assim com esse auxílio evitar tragédias de grandes proporções. Em Catu, contam ainda com o auxílio do caminhão pipa, porém a bomba está inadequada.

Dentro desses quase dez anos de história em Catu, o maior acidente com fogo e com perdas, foi o que envolveu o supermercado Rio Branco, no centro de Catu, no ano passado. Segundo o comandante Sammy Arruda, “a perda total se deu por falta dos equipamentos necessários e do caminhão também.”

A campanha tem início a partir do dia 01 de junho. Para que a compra do equipamento seja efetivada, a primeira parcela no valor de trinta mil reais deve ser realizada. O comandante solicita a compreensão de todos, “nossa população é solidária e certamente ajudará de alguma maneira. Então pedimos esse reforço, pois é um bem em que todos serão beneficiados todos.”

Para ajudar na aquisição, basta ir no Serviço autônomo de água e esgoto (SAAE) de Catu, doando qualquer valor modesto no ato do pagamento do recibo de água. “Além dessa doação, iremos nas casas dos cidadãos explicando o porquê da doação e fazendo a arrecadação de quem puder contribuir.” Destaca o comandante. Quem preferir pode ir no quartel dos bombeiros para assinar o talão e ter a via de comprovação da doação feita.

O valor orçamentado de um caminhão novo custa aproximadamente R$280 mil. De acordo com Sammy, a aquisição do veículo é importante, pois a população depende desse serviço, “nós queremos adquirir por conta da demanda. O que estamos precisando é usado e custa oitenta mil, apenas para atender o básico e garantir a segurança em momentos de uma urgência de grande proporção.” Afirma.

Segundo o comandante, o fogo é instantâneo e para destruir um imóvel leva em torno de 10 minutos. A ideia é despertar na população o interesse de ajudar na compra do transporte para assegurar um tratamento mais urgente e específico, “sabemos que ainda vivemos o reflexo da crise, mas com uma mínima contribuição de um real ou dois, já é válido. Pedimos também a compreensão dos empresários da cidade para esse auxílio, visto que são proprietários de prédios e lojas no centro e podem precisar do serviço também. ”

Mesmo com pouco efetivo, a equipe de quinze bombeiros atua 24h atendendo de segunda-feira à sexta-feira. Recentemente, foi inaugurado uma central de atendimento na base da cidade para atender localidades em perigo através do número 199. A equipe recebe apoio do município com alimentação, combustível e aparatos técnicos nos veículos.

Em relação ao número de acidentes envolvendo incêndios, o comandante reitera que, “Em Catu, não há índice frequente. Geralmente, há vazamento de gás, princípio de incêndio na parte elétrica, são pequenos incidentes que senão for cuidado de imediato podem se agravar em uma tragédia. ” Ainda de acordo com o presidente dos bombeiros, os incêndios maiores acontecem em áreas de bairros como Santa Rita e Fleming, colocando as residências em perigo.

Em breve, a junta de Catu receberá mais bombeiros. A novidade é que também terão mais dois veículos, uma ambulância e uma pick-up de resposta, além de um equipamento chamado de desencarcerador, avaliado em cinquenta mil reais que funcionarão para auxiliá-los no trabalho. Os equipamentos atenderão com mais velocidade casos de acidentes graves, além de reforçar o serviço médico de urgência. O processo de documentação já foi realizado e a estimativa do comandante é que em até noventa dias, os equipamentos estarão disponíveis na cidade.

Atualmente, o grupo conta um carro de apoio cedido pela Petrobrás em 2012 e outro cedido pelo governo do estado. Para quem deseja ajudar na compra do caminhão, basta doar diretamente na conta do grupo de voluntários pela agência 1762, conta 19.021-7, Banco do Brasil (União de serviços sociais voluntários da Bahia) CNPJ: 10.999.037/0001-29 e também através de doações na unidade do SAAE em Catu.

 

 

 

 

 

 

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com