A - Mais Regiões

Atividades de prevenção ao câncer de mama seguem até final do mês em Salvador

No mês de prevenção ao câncer de mama, estão sendo realizadas atividades para auxiliar na prevenção ao câncer de mama, que  é atualmente o tipo que mais mata mulheres em todo o mundo.

Uma em cada oito irá desenvolver essa doença ao longo da vida , Por isso a importância do diagnóstico precoce para evitar a forma mais letal da doença, que é o estágio avançado.

Até o dia 30 deste mês, a população feminina em Salvador poderá participar das atividades gratuitas promovidas pela Prefeitura, dentro da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), por exemplo, realiza mais uma semana de encontros dentro da campanha “Outubro Delas”. As atividades voltadas para as mulheres do Instituto Vencendo o Câncer (Ivecam) vão acontecer no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), localizado na Ribeira, nos dias 19, 21 e 23 de outubro, às 9h.

Na oportunidade, mulheres que enfrentam o câncer de mama vão poder compartilhar suas experiências com o público, que também terá acesso às palestras realizadas por profissionais da área da saúde sobre prevenção e sexualidade após diagnóstico de câncer. Para descontrair, o evento será finalizado com música ao vivo.

No dia 30 de outubro, às 14h, no Teatro Escola Jorge Amado (TEJA), na Pituba, acontece mais uma ação de conscientização dedicada para as mulheres surdas do Centro de Surdos da Bahia (Cesba). A iniciativa trará palestras sobre a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama, debates e intervenções culturais com o Grupo Favela de Teatro.

Prevenção 

O Multicentro Carlos Gomes, unidade administrada pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac), intensifica durante todo esse mês as ações alusivas ao Outubro Rosa. Durante a estratégia serão realizadas consultas médicas e de enfermagem para exame clínico das mamas, além do encaminhamento de mulheres da faixa etária recomendada para realização de mamografias – de 50 a 69 anos de idade.

A unidade vai promover também, durante todas as quartas-feiras deste mês, o Dias D para exame preventivo. Serão desenvolvidas ainda, atividades educativas sobre o câncer de mama e, também, sobre a saúde integral da mulher, com orientações nas salas de espera da unidade.

“Nossas equipes estão atentas para fazer a busca ativa das pacientes que fazem parte da faixa etária preconizada para realização do rastreio do câncer de mama. As mulheres que estiverem na unidade para realizar algum tipo de atendimento serão identificadas pelos profissionais de saúde e encaminhadas para o agendamento da mamografia e preventivo”, destacou Verusca Contreiras, supervisora de assistência do Multicentro Carlos Gomes.

Além disso, todas as 153 unidades básicas de saúde do município estarão realizando o agendamento para o exame de mama. As interessadas podem procurar os postos de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é responsável por quase um em cada quatro óbitos por câncer em todo o mundo. No Brasil, mais de 50 mil casos da doença surgiram em 2012, que vitimou mais de 10 mil pessoas, a maioria mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O câncer da mama manifesta-se principalmente em mulheres acima de 40 anos. Além da idade, existem outros fatores: menstruação precoce (antes dos 12 anos), menopausa após os 50 anos, predisposição genética, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, além das mulheres que não amamentaram. No entanto, algumas desenvolvem a enfermidade mesmo sem fazer parte do grupo de risco.

Entre os sintomas estão diversas alterações no aspecto da mama. O mais comum é o surgimento de um nódulo não palpável. Mas também pode haver o aumento da mama ou deformações, bem como vermelhidão, inchaço, dor e a presença de líquido no mamilo. É importante que a paciente procure um médico ao perceber a presença de nódulo na mama. (Fonte: Santa Casa de Misericórdia/ São Paulo).

Fonte: Ascom PMS

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com