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ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO É A VITRINE DE UM BOM GESTOR

A transparência nas ações políticas e habilidade na escolha da assessoria são importantes, mas não isenta a população de fazer seu papel na hora de fiscalizar e acompanhar as ações do poder público 

A comunicação institucional é a porta de entrada para o conhecimento sobre os atos do gestor e suas equipes. Além de ser importante para dar mais transparência sobre as ações administrativas realizadas no município, estado ou país.

As assessorias de comunicação e imprensa, também cumprem uma disposição legal, tendo em vista que é farta a legislação que prevê a necessidade de transparência e fácil acesso à informação. 

É verdade que, à luz da legislação, tal publicidade refere-se às ferramentas de publicação oficial. Todavia, seria negligente não afirmar que a maioria da população não acessa os diários oficiais. Tal leitura fica restrita ao naipe de profissionais diretamente envolvidos no lide político-administrativo. 

As informações são escoadas através das assessorias de comunicação que, de maneira sistemática, devem manter informados e abastecidos os veículos de comunicação e o público interno. Tal abastecimento passa pela competência, criatividade e, principalmente, pela formação do profissional responsável por gerir o volume de conteúdo produzidos pelas diversas secretarias e órgãos que compõem a gestão. 

Justamente ao profissional de assessoria, é incutida a responsabilidade de tornar claro as informações, de tal forma que atraia a população a acessar e consumir o conteúdo gerado. Tornando assim de conhecimento público as ações praticadas pelo governante, seus custos e, principalmente, os benefícios resultantes de tal ação. Logo, se vê que se trata de uma tarefa árdua, que exige constante preparo dos que se dispõem a executá-la.

 

 A sintonia de todos os setores de uma gestão com assessoria de comunicação deve ser entranhável, conhecer suas nuances mais tênues e passar credibilidade para o público alvo. Os gestores devem ter em mente que, com o advento da digitalização e das diversas ferramentas virtuais de pesquisa e transparência, todas as informações  devem ficar ao alcance de quem quer que seja. Do ponto de vista político, tem ampla vantagem quem informa de maneira mais rápida, clara e objetiva.

Em um cenário econômico complicado, manter o cidadão sempre bem informado sobre o avanço da gestão, realizações e até mesmo suas dificuldades, é mostrar comprometimento com a sociedade.  

O contribuinte quer saber: as possíveis queda de recursos gerando reduções de investimento, conhecer a fundo sobre os limites e esforços realizados pelo gestor para superar a crise exposta a toda sociedade, entendendo a fundo como funciona a máquina administrativa municipal, estadual e a nível Brasil. 

O que se recomenda a todos os gestores é que invistam em assessorias e em profissionais capazes de expandir as informações e realizações de forma instrutiva e bem elaboradas. Colocando-as ao dispor do cidadão para que, em tempo real, ele possa saber exatamente o que se passa dentro da gestão.

Avanços, planos e realizações e todo esforço necessários para tirar os compromissos do papel, são ações significas e de extrema importância, que precisam e devem ser trazidas ao conhecimento da população, fazendo que com isso esse público bem informado, reconheça o trabalho realizado pelo gestor.

Jorge Andrade Gestor Público e Jornalista DRT-MT nº 4500 Contato 71 99173-9140

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.