AMECA FESTEJA SEUS 50 ANOS JUNTO COM A POPULAÇÃO

Com 50 anos de história em Catu-Ba, a clínica AMECA  fez um sábado inteiro com atendimento de saúde, missa e café da manhã para população catuense e autoridades estaduais e locais

Comemorando cinquenta anos de história, a Clínica  de Atendimentos Médicos de Catu, AMECA, celebrou a data com uma missa na manhã deste sábado na Igreja Nossa Senhora Santana, no centro da cidade e ofereceu um café da manhã especial para população no espaço de festas, localizado na avenida Padre Cupertino, próximo à antiga estação ferroviária.

A missa foi presidida pelo padre João Andrade, que destacou a importância do atendimento e serviços prestados  na cidade pela instituição médica durante esses 50 anos de existência. Dr. André Marques, vice-prefeito de Catu e proprietário da AMECA, comemorou o cinquentenário junto a sua família, amigos, políticos e populares, que estiveram presentes na cerimônia, e aproveitaram o momento para parabenizá-lo pela data importante.

 Antes de ocupar a área em que está localizada atualmente, a Ameca que foi fundada pelo Dr. Antônio Carlos Góes junto a outros colegas em 1968, era administrada no prédio em que se situava o antigo Baneb, atualmente a unidade da Caixa Econômica Federal. Na época, não havia serviço médico em Catu, além de um posto de atendimento no centro. Dr. Antônio tinha um consultório e, depois da vinda da Petrobrás para o município, houve a necessidade de ter um serviço de saúde eficiente.

Cássio Góes, filho de Dr. Antônio Carlos (in memoriam) um dos fundadores da Ameca, esteve presente na cerimônia e ressaltou como foi importante a continuidade do projeto iniciado por seu pai, “posso dizer que junto a meu pai, vivi trinta anos pela clínica. Ele que era apaixonado por Catu, se juntou a outros colegas e formou a Ameca, iniciando a construção dessa história até a década de 90. ”

A clínica teve ampliação com radiologia e exames laboratoriais, com maior comodidade para oferecer tratamento na cidade. Em 1995, o Dr. Antônio faleceu aos 57 anos e deixou o legado do trabalho que perdurou até os dias atuais, “meu pai amava o que fazia e faleceu durante um plantão, quando sofreu um derrame. Ele criou o projeto e morreu no mesmo. Dr. André continua tendo a mesma excelência desde a construção desse sonhado projeto, e hoje comemoramos esse sucesso. ” Pontua Cássio.

Diversas autoridades passaram pela festa para cumprimentar o médico e a equipe que trabalha no hospital. O deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD), esteve presente e afirma que o tratamento da clínica a consagrou com o sucesso de chegar aos cinquenta anos, “estou lisonjeado de ver a competência e o sucesso desse serviço em Catu, cidade que sou querido. É um momento ímpar na história do município. ”

O presidente da DESENBAHIA e pré-candidato a deputado federal, Otto Alencar Filho, reiterou que a clínica é consagrada graças a competência dos profissionais e da administração, “Dr. André é um amigo e esse é um momento importante não só para a AMECA, como para a cidade. Apesar de não ser médico, venho de uma família que atua na medicina. Então, sabemos o quão importante é valorizar o serviço de saúde, que não anda tão bem no país.” Pontua.

 

Para Dr. André, o momento é de agradecimento e retribuição à população, “há cinquenta anos, não tínhamos um ponto de atendimento de saúde de eficiência, e a Ameca pode ser considerada como uma revolução nesse cenário catuense. O serviço cresceu e atualmente vemos o tamanho sucesso que tem alcançado. ” Comenta. O prédio em que funciona atualmente a Ameca, era a casa do Dr. Antônio Rubens, um dos fundadores.

 

O médico avalia ainda que houve momentos difíceis nessa trajetória, “há dez anos passamos por momentos complicados como desentendimentos, além de quase declaração de falência, com salários atrasados entre outras situações. Mas, acreditamos em Deus e na família catuense, e sabemos que podíamos contar com todos, e hoje celebramos uma vitória.” Destaca.

Esse ano, Catu completa cento e cinquenta anos. Quando a Ameca foi fundada, a cidade completava seu centenário.

O prefeito Geranilson Requião, parabenizou pela gestão competente, e a transformação ao longo do tempo, “fico feliz pelo aniversário coincidir com a minha gestão, pois falar da Ameca é enaltecer a saúde da cidade. É um presente de Deus para André, ter a oportunidade de estar à frente dessa história de sucesso. ” Finaliza.

A festa teve uma missa de ação de graças às 8h da manhã de sábado(28), mine trio com banda, serviços médicos como aferição de pressão e exame de glicemia, brinquedos infláveis para criançada, muitos fogos e um café da manhã que ia de raízes, pães, cuscuz, mingau até café, sucos e diversas frutas tropicais. “Uma festa que feita toda família catuense”, pontuou Dr. André Marques.

 

 

Reportagem: João Vitor Araújo

Edição textual: Donaire Verçosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019