NotíciaSaúde

Adolescente cria sabonete que trata câncer de pele em competição estudantil

Jovem de 14 anos foi eleito Melhor Cientista Jovem da América.

“Curar o câncer, um sabonete por vez”. É isso que Heman Bekele, um jovem estudante de 14 anos, diz em um vídeo em que a explica sua criação: um sabonete capaz de curar o câncer de pele.

Em abril deste ano, Bekele apresentou sua ideia para a 3M Young Scientist Challenge, competição anual que convida alunos do quinto ao oitavo ano a “mudar o seu mundo para melhor com uma única ideia inovadora”.

Em junho, ele soube que estava entre os dez finalistas e, no começo de outubro, ganhou o prêmio de Melhor Cientista Jovem da América (e US$ 25 mil).

Bekele criou o produto com a infusão de três ingredientes que podem reativar as células dendríticas, que fazem parte do sistema imunológico e responsáveis pela identificação de infecções e o desenvolvimento de respostas imunes – como no combate ao câncer.

A ideia surgiu ao lembrar dos primeiros anos de vida, quando morava na Etiópia. “Sempre vi pessoas trabalhando constantemente sob o sol quente”, disse Heman no vídeo. “Me perguntei quantas delas têm câncer de pele e nem sabem”.

A mentora de Heman, a engenheira de produto Deborah Isabelle, disse ao The Washington Post que percebeu o entusiasmo do jovem desde o primeiro encontro e o descreveu como um rapaz “focado em fazer um mundo melhor para pessoas que ele sequer conheceu”.

Agora, Heman pretende usar o prêmio da competição para patentear o “Sabonete Para Tratamento de Câncer de Pele” (ou SCTS, em inglês) e também para pagar sua faculdade. ( Fonte: CNN)

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com