ComportamentoSaúde

A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR É A SAÍDA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

A nutricionista Luanna Brito destaca  a reeducação alimentar como saída para quem quer ter boa forma e levar uma vida saudável comendo bem

Cada pessoa tem um metabolismo diferente, gostos alimentares, rotina e hábitos específicos. Traços da personalidade precisa ser levado em conta, no momento de se estabelecer uma nova forma de se alimentar para perda de peso ou apenas manter a boa forma.

A nutricionista Luanna Brito(CRN: 5866), 26 anos, vem de uma família de médicos cirurgiões, mas desde a adolescência se interessa por gastronomia, por isso optou pela profissão. Segundo a profissional, “ dieta é método ultrapassado, ninguém aguenta viver escravo de uma restrição alimentar contínua, o que funciona mesmo é comer de forma correta, nas quantidades e horários adequados.”

A moda dos dias atuais devido ao alto índice de pessoas acima do peso no país (cerca de 50% da população), são as dietas indicadas  por musas fitness nas redes sociais que  ajudam no emagrecimento e prometem resultados rápidos.

Segundo Luanna Brito, só quem realmente tem habilitação para prescrever uma dieta alimentar é uma nutricionista, nem mesmo uma nutróloga(o) é liberada(o) para tal.” Cada pessoa é diferente da outra, é como um DNA que não é igual, o gen familiar inclusive influencia na questão do peso, preferências alimentares também. Por isso fazemos uma consulta antes com o paciente,  solicitamos todos exames necessários e então de acordo com hábitos e preferências, traçamos uma reeducação alimentar.”

“É importante ressaltar que adequar a nova fase alimentar, a uma rotina de exercícios físicos é necessário para alcançar o objetivo almejado, não é fácil alcançar metas, é preciso empenho. Dietas milagrosas podem por em risco a saúde do individuo e até a vida.”

A mulher por exemplo  tem alguns estágios da vida que precisam ser respeitados:

-Período pré-mestrual de 08 à 09 anos;

-De 09 à 18 anos mutação de menina para mulher, a  temida adolescência, onde os hormônios entram em ebulição, influenciando diretamente no peso.” Aqui normalmente a menina dá aquela esticada no tamanho, devido ao crescimento, ajudando no aumento da massa muscular.”

É necessário um olhar especial dos pais na adolescência, pois as relações com os colegas na escola e no bairro são conflituosas quando há uma questão de sobre peso. O “bullying” feito pelos amigos(a) pode causar transtornos emocionais, o ideal é realmente acompanhar todo processo com o apoio de psicólogo e uma nutricionista que oriente a alimentação da(o) adolescente.

Diagnósticos de bulimia (hábito de come e posteriormente causar o vômito por conta de uma sensação de culpa), anorexia (transtorno da imagem, onde as (os) adolescentes se vêem com mais peso do que realmente tem e passam a ingerir uma alimentação que não supri suas necessidades físicas) são corriqueiros, mas passíveis de tratamento.

A mulher de 20 à 40 anos que quer garantir uma vida saudável e ficar longe dos problemas de sobrepeso,  precisa de uma dieta balanceada orientada por profissionais, importante nessa faixa etária para adequar a alimentação aos gastos calóricos diários.Fitoterápicos cos a base de substâncias de plantas e chás ajudam nos processos de emagrecimento. Tanto quente como gelado tem a mesma funcionalidade, alguns atuam melhor quentes, como no caso do chá branco, hibisco, chá verde, outros como mate e preto, o consumo pode ser gelado.

“O sucos detox funcionam, mas não faz milagre sozinho. Acompanhamento nutricional, exercícios físicos e um endocrinologista orientando o processo de emagrecimento é a receita correta para o êxito do processo em cada pessoa.”

“Para os amantes da bebida alcoólica o ideal é trocar a cerveja pela ingestão de uma taça de vinho diariamente. Pois cerveja engorda e não nutre, diferentemente do vinho.”(risos)

A nutricionista ainda destaca: “ fazer uma reeducação alimentar ou uma dieta em alguns casos, não é caro, o que é preciso é abrir-se para aceitar novos hábitos alimentares, ter uma consciência maior sobre a importância de comer bem, em quantidade correta e o alimento de valor calórico adequado para os horários. Afinal a reeducação é um processo de entender como funciona o seu corpo  e respeitar os seus  próprios limites. ”

“ A minha linha de tratamento eu procuro mostrar para o paciente a importância de respeitar os limites corporais, adequando ao prazer de comer bem. Isso sim pode solidificar um tratamento  e significar sucesso ao obter a meta desejada.”

Segunda Dra Luanna “de uma forma geral o paladar humano tem uma aceitação maior por carboidratos, doces e frituras, são as chamadas coisas palatáveis. Descobrir novos sabores, texturas e preparações que são gostosas e saudáveis depende apenas do empenho de cada paciente.”

“Equilíbrar a alimentação é um exercício constante de persistência e disciplina. Mesmo depois de um deslize no final de semana, é possível retonar ao processo, rumo a uma nova etapa da vida, é só querer.” (risos)

 

 

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

1 thought on “A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR É A SAÍDA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

  • Luiza Seixas

    Há muito se diz que ” Somos o que comemos ” pura verdade.
    A orientação de um profissional em Nutrição é fundamental na escolha da alimentação correta para cada pessoa.
    Parabéns, Dra. Luanna Brito .
    Parabéns à jornalista Donaire Verçosa, pela matéria.

Fechado para comentários.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com