Furto de fiação elétrica no Poço 4 de Riachão deixa moradores sem água em Catu e reacende alerta sobre aumento de casos na Bahia
Roubo de cabos tem crescido em todo o estado e causa prejuízos à população, afetando serviços essenciais como energia e abastecimento de água. Autoridades pedem que moradores denunciem ações suspeitas.
O furto de cabos de energia elétrica vem se tornando um dos grandes desafios para a manutenção de serviços públicos em diversas cidades da Bahia — e em Catu não tem sido diferente. Na manhã desta quinta-feira (6), um novo caso foi registrado na comunidade de Riachão, onde o furto de fiação elétrica no Poço 4 comprometeu o sistema de bombeamento e deixou os moradores da localidade sem abastecimento de água.
A Prefeitura Municipal de Catu, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), repudiou o ato criminoso, que atingiu diretamente um serviço essencial à população. Em nota, o órgão informou que as equipes de manutenção elétrica atuam na reposição do material furtado para restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível e com total segurança.
“Essas ações atentam contra o patrimônio público e causam prejuízos diretos à coletividade”, destacou o SAAE, reforçando que o furto de equipamentos públicos é crime e pedindo a colaboração da comunidade.
📊 Aumento de casos na Bahia
De acordo com dados da Neoenergia Coelba, o roubo de cabos de energia aumentou cerca de 65% na Bahia em 2025, com mais de 1.500 ocorrências registradas até setembro e cerca de 7,6 mil pessoas afetadas.
Na capital e no interior, as consequências são graves: interrupção de energia, paralisação de sistemas de trens, queda no abastecimento de água e suspensão de serviços essenciais.
Além de causar transtornos, o crime coloca em risco a vida dos envolvidos e de quem circula pelos locais afetados, já que os fios podem estar energizados, representando alto perigo de choque elétrico.
🚨 Como denunciar
A Prefeitura de Catu solicita que os moradores denunciem qualquer movimentação suspeita próxima a instalações elétricas, postes ou poços de abastecimento. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:
• WhatsApp do SAAE: (71) 98196-0249
• Disque Denúncia Bahia: 181

