Repórter vai às ruas

ÓRGÃOS ESCLARECEM ATRASOS NAS OBRAS DE CATU E ESTABELECEM PRAZOS

Prefeitura Municipal informa os motivos que levaram aos atrasos de obras importantes em Catu, gerando  assim uma cobrança pela população para que as mesmas sejam finalizadas

Um dos assuntos mais comentados na cidade de Catu, são as  reformas iniciadas e  que ainda não foram concluídas. A população do município tenta entender o motivo delas não terem sido terminadas e se questiona quando poderão vê-las concluídas. A passarela do bairro Pioneiro, o Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes e a praça Duque de Caxias no centro, são referências desses questionamentos.

A reforma da praça Duque de Caxias que é uma das maiores cobranças da população, é de autoria do governo do Estado da Bahia, através da secretaria de turismo (SETUR). A reforma na praça vem de duas emendas parlamentares do deputado federal Nelson Pelegrino (PT) e da senadora Lídice da Mata (PSB). Segundo a secretaria de turismo, o investimento na obra é de R$376 mil por meio da Caixa. A praça urbanizada na década de 50 é o endereço de importantes construções históricas como a Igreja de Nossa Senhora Santana, o prédio escolar Inocêncio Góes datado em 1927 e o prédio da Prefeitura.

 

A construção da passarela é um projeto da cidade que tem como objetivo facilitar a locomoção de pedestres na conhecida rotatória do bairro Pioneiro. A obra que está sendo estruturada, é conveniada também pela Caixa Econômica Federal.

 

Já a Biblioteca que ficará no lugar do antigo Colégio Inocêncio Góes, próximo à praça, é uma parceria entre a prefeitura e a Ferbasa. A empresa metalúrgica doou os materiais enquanto que a cidade entrou com a mão de obra.

 

Recentemente, uma obra importante na BR 110, especificamente no trecho da pista onde tinha uma cratera entre os bairros do Pioneiro e Bom viver foi realizada. Solicitações feitas pela Prefeitura municipal através da secretaria de infraestrutura e meio ambiente. O município entrou com uma ação civil pública em que solicitou a intervenção judicial para os órgãos competentes realizar realizarem serviços de reparos em seu KM 367.

Houve mobilização também pela população para reivindicar a obra , tanto nas redes socais como no local e a mesma foi feita.

Segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), no dia 30 de novembro de 2016 foi aberta a proposta de licitação, tendo o resultado homologado em outubro de 2017. A ordem de serviço foi iniciada sete dias antes do natal, em 18 de dezembro, totalizando 383 dias. Na manhã do dia 22 de janeiro, as obras tiveram início.

Procurado, o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Roberto Guimarães, informou que “a obra na praça Duque de Caxias é de interesse da população e que, foi licitada em 2017. A ideia surgiu em fazer um tombamento dos prédios para o sítio histórico de Catu, antes da gestão atual. A empresa Laconcil ganhou a licitação e iniciou os serviços, porém aconteceram entraves burocráticos e a empresa não recebeu pelo serviço que produziu. Resolveram então parar a obra, até que o governo do estado através da SETUR e Caixa, tomassem providência. Depois de reunião entre o prefeito e técnicos da secretaria de turismo do estado, o serviço tem previsão de ser retomado em 18 de abril. ”

Outro importante acesso da cidade é a passarela no bairro Pioneiro. De acordo com a prefeitura, o serviço tem alguns trâmites para ser concluído, “a passarela está sendo estruturada. Ela tem algumas peças pré-moldadas que são produzidas em Salvador.  Então, para que o serviço continue é preciso que fabriquem novas peças que serão usadas na cobertura e no piso. Para ficar pronta, a empresa deu dois meses de aguardo, pois depende de terceiros. Já foram pagos R$1.511.000,00 ou 78% do valor licitado (convênio federal), sendo solicitado o aditivo pela empresa. ”

Outra estrutura que a população aguarda ansiosamente pela entrega, é o prédio onde funcionava o Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes. Segundo o chefe de gabinete, a reforma está a todo vapor, e lá funcionará a Biblioteca Municipal. A entrega será realizada oficialmente no dia do aniversário da cidade.

Procurados pela equipe do site Catu Acontece para comentar sobre a emenda da praça Duque de Caxias, visto que foi solicitado pelos mesmos, as assessorias do deputado federal Nelson Pelegrino e da senadora Lídice da Mata, não foram encontrados e não retornaram o contato.

 

 

Reportagem: João Vitor Araújo

Edição de texto: Donaire Verçosa

Fotos: Bruno Cartiê