Janeiro Branco fecha com palestra sobre meditação, Yoga e caminhada no centro de Catu
Conversando com a população psicólogos encerraram a campanha do Janeiro Branco em Catu-Ba nessa manhã, que trouxe a discussão sobre a importância de cuidar da mente tanto quanto cuidar da saúde física

Os dois últimos dias de encontros do janeiro branco aconteceram de forma diferente. Falando sobre ansiedade, na terça (30) aconteceu na clínica de odontologia Gratus e no Espaço Sentir. Já nessa quarta-feira(31), uma caminhada saiu da praça Duque de Caxias até o centro comercial da cidade, onde aconteceu um aulão de zumba com os professores Renan Nunes e Grazi Pereira.

Na clínica Gratus a conversa relacionada ao bem-estar e à saúde mental, foi com o psicólogo Danilo Rocha que capitaneou a campanha do Janeiro Branco, e os funcionários falaram a respeito de seus desejos para o ano que está começando.

O proprietário da clínica, James Guenrich explica por que abriu o espaço para que seus funcionários pudessem ter esse momento de conversa: “o dia-a-dia em que a gente vive é muito corrido, fica cada um em sua sala, focado em seu trabalho e acaba que nós não temos esse tempo de dialogar com as pessoas aqui da clínica entre nós mesmos. Então esse foi o momento parar olhar para cada um de nós e também ao redor”, explica.

No segundo momento da tarde, no Espaço Sentir, a professora de Ioga Marion Bonfim demonstrou técnicas simples de ioga e pediu que a plateia repetisse, proporcionando assim, novas experiências a quem esteve presente. De acordo com Marion, a meditação é uma possibilidade de maior autoconhecimento e uma das lições que ela pode deixar para quem estava presente é “se apaixonar pelo presente, deixando de se preocupar com o futuro.”

Cristiane Vasconcelos, que relatou já ter sido mais ansiosa do que é hoje e, mesmo assim, conseguiu extrair aprendizados dos momentos que passou no Espaço Sentir: “O trabalho da respiração e essa vivência que tivemos com Marion com Danilo nos levou ainda mais à busca pelo autoconhecimento e também aprendi a focar ainda mais no presente, que é o mais importante”, explica.

Nessa manhã(31) uma caminhada fechou as atividades do janeiro branco. Saindo da praça Duque de Caxias, adeptos da campanha saíram às ruas em caminhada, demonstrando apoio ao movimento. O zin de zumba Renan Nunes, explica que o exercício físico traz benefícios para a saúde mental, libera serotonina no sangue, trazendo uma sensação de bem-estar.

Além de toda programação voltada para o janeiro branco, uma equipe de saúde esteve presente no local onde aconteceu o “aulão”, para aferição de pressão arterial e vacinação. Jacson dos Santos de Jesus, estava passando pelo local e resolveu aproveitar a oportunidade para ver como estava a pressão, e tomar a vacina conta a febre amarela. “Eu acho interessante colocar isso na rua porque muita gente pode aproveitar o tempo que está passando para se vacinar, por exemplo. Eu mesmo estava de passagem, indo para outra cidade, e aproveitei”, conta.
O janeiro branco foi um movimento organizado por psicólogos da cidade com a intenção de se conscientizar a população sobre saúde mental e emocional. Durante o mês, vários encontros foram realizados e em todos eles falou-se sobre a necessidade de se cuidar e se autoconhecer, se ajudar para só depois cuidar do outro.

Reportagem Carla Souza
Edição de texto: Donaire Verçosa e produção

