Technology

TikTok bloqueia uso de filtros de beleza para menores de 18 anos

Restrição será implementada gradualmente no Brasil e no restante do mundo para tentar diminuir o impacto na saúde mental de crianças e adolescentes.

O TikTok anunciou que limitará o uso de filtros de beleza para menores de idade, buscando reduzir os impactos negativos na saúde mental de crianças e adolescentes.

As novas regras não se aplicam a todos os filtros, apenas àqueles que modificam a aparência do usuário. De acordo com a assessoria da plataforma, a mudança será implementada gradualmente no Brasil e em outros países ao longo das próximas semanas e meses.

Essa decisão foi influenciada por uma pesquisa conduzida em diferentes mercados globais, que analisou o impacto das redes sociais na formação da identidade e nas interações de adolescentes. O estudo, realizado pela organização sem fins lucrativos Internet Matters, concluiu que “os filtros de embelezamento contribuem para uma percepção distorcida da realidade, onde imagens idealizadas se tornam a norma.”

Além da atualização para os filtros de “beleza”, a plataforma também vai priorizar as ações de banimento, principalmente das pessoas com menos de 13 anos – idade mínima para usar a rede social. 

O TikTok ressaltou, ainda, que todos os anos são removidos pelo menos seis milhões de usuários no mundo. Mesmo assim, as pessoas que tiverem suas contas excluídas poderão seguir recorrendo “se acharem que cometemos um erro”.

a plataforma está encabeça as discussões sobre os efeitos tóxicos das redes sociais na sociedade principalmente em jovens e adolescentes, e desde então vem fazendo ajustes na política de usuários e mecanismos de movimentação, visando adequar-se as recomendações dos órgãos oficiais de diversos países.

***Com informações do Metro 1 e Diário do Nordeste.