ComportamentoSaúde

Tiago Leifert e Daiana Garbin falam sobre câncer raro da filha como alerta para os pais de bebês

Apresentador e a mulher usaram rede social para compartilhar a informação sobre a doença, alertar famílias e promover o diagnóstico precoce.

Tiago Leifert e Daiana Garbin compartilharam nas redes sociais que a única filha deles, de pouco mais de um ano, está com câncer. “No comecinho de outubro, descobrimos que nossa filha, Lua, está com retinoblastoma”, disse a jornalista no vídeo postado, em que aparece ao lado do ex-apresentador do BBB.

Daiana explicou que o câncer é raro e acontece nas células da retina, que acabam tendo um crescimento desordenado e formando tumores. A doença pode atingir um ou os dois olhos, como é o caso de Lua.
Tiago reforçou que o motivo principal do casal vir a público falar sobre o problema que está vivendo é ajudar outras famílias. Eles salientaram que, se os pais perceberem alguma coisa diferente nos olhos do filho, por menor que ele seja, devem procurar um oftalmologista imediatamente.

Primeiros sintomas e descoberta

Foi Tiago quem percebeu os primeiros sinais da doença, ao notar um movimento estranho no olho da menina. “O olhar ficava trêmulo, ela olhava de lado, tinha uma luz branca dentro do olho, tipo olho de gato”, contou Daiana.


“O tratamento já tem quatro meses e ela já fez a quarta sessão da quimioterapia”, explicou ele. “Ficamos na dúvida se falávamos ou não. Somos discretos em relação a vida pessoal e dificilmente postamos alguma coisa aqui nas redes sociais”, pontuou o jornalista, esclarecendo a razão pela qual o casal resolveu falar sobre o assunto.


“Seguimos no tratamento e depois da última quimioterapia, mudamos de opinião. Saber tudo que sabemos e não dividir com pais, avós, tios… Se conseguirmos fazer um casal levar uma criança ao oftalmologista e ter o diagnóstico antes do que tivemos, missão cumprida”, disse Tiago.

“O mais importante é reparar no movimento dos olhos da criança e ter o diagnóstico precoce. É uma doença muito rara, com cerca de 200 casos por ano no Brasil. Se tivéssemos ouvido sobre isso, teríamos ido ao médico antes. Você pode salvar a vida das crianças da sua família!”, completou Daiana.

“Nossa intenção é que você descubra antes do que nós descobrimos. Não tem sido fácil! A Lua está enxergando bem do olho esquerdo, o olho direito precisa de mais cuidados. Não sabemos se estamos no começo, meio ou fim do tratamento. É uma luta! Mas estamos bem e queremos que você que está nos assistindo fique melhor do que nós”, afirmou Leifert.

“Lua está ótima, é a melhor da família. Ela só quer lamber maçaneta”, brincou Tiago, que mostrou a filha no vídeo para tranquilizar os internautas.
“Como vocês puderam perceber, ela está com o cabelinho ainda intacto. A forma de fazer a quimioterapia no retinoblastoma — algumas crianças conseguem e ela conseguiu — é por meio de um cateterismo, é intra-arterial. Eles colocam remédio especificamente só no olho. Acaba indo um pouco para a circulação, mas não o suficiente para ter efeitos colaterais graves. E ela está super alegre e cheia de energia. Se dependesse dela, jamais descobriríamos”, concluiu Tiago.

FONTE; Gshow