ComunidadeNotícia

Suspeito de crimes contra crianças em Catu (BA) é preso

O investigado utilizava perfis falsos em jogos on-line voltados ao público infantil para se aproximar das vítimas e obter imagens de cunho sexual..

Catu, Bahia — A Polícia Civil da Bahia prendeu em flagrante, na manhã desta quinta-feira, um homem de 22 anos sob acusação de aliciamento de menores, armazenamento de material pornográfico infantil e extorsão virtual. A ação ocorreu no povoado Paraíba, na zona rural do município de Catu, e faz parte de esforços policiais voltados ao combate de crimes virtuais contra crianças e adolescentes.

Como ocorreu a captura
O mandado de prisão foi cumprido depois que investigações descobriram que o suspeito utilizava perfils falsos em jogos on-line voltados para crianças para se aproximar das vítimas, muitas delas menores.

O suspeito se passava por outra criança para ganhar confiança dos menores e, após estabelecer essa relação, pedia imagens de cunho sexual.

Com as imagens em mãos, ele passou a chantagear e extorquir as vítimas, exigindo novos materiais sob ameaça de divulgar o conteúdo.

Flagrante e apreensões
No momento da prisão, o homem foi surpreendido em sua própria casa tentando apagar vídeos e fotografias no celular, numa tentativa de destruir provas.

Durante a ação policial foram apreendidos:

  • Dois aparelhos celulares,
  • Um notebook,
  • Um caderno com anotações e outros materiais que agora serão periciados para aprofundar a investigação.

Desdobramentos da investigação:

O caso teria começado a partir de um registro de ocorrência no Rio Grande do Norte, onde a mãe de uma criança de 10 anos percebeu conversas suspeitas no celular da filha. A partir desse contato inicial, a polícia conseguiu levantar dados que levaram até o suspeito na Bahia.

A ação integrativa entre estados reforça a cooperação interestadual no combate a crimes cibernéticos envolvendo exploração sexual de menores.

Quadrilha ou atuação isolada?

Até o momento, as autoridades tratam o caso como ato individual do suspeito, mas a apreensão de dispositivos eletrônicos amplia a possibilidade de identificar outras vítimas ou elementos de um esquema mais amplo, caso existam, conforme às análises periciais que estão em andamento.

A ação foi realizada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Catu, com apoio do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), durante a Operação Brilho do Amanhã, voltada ao enfrentamento qualificado de crimes praticados contra crianças e adolescentes, especialmente no ambiente virtual.
Veja aqui vídeo da TV SUBAÉ sobre o caso.