Radiovaldo Costa ministra palestra sobre desafios e oportunidades na área de Petróleo e Gás no CEEP de Catu
Uma palestra que passou por diversos aspectos do mercado do petróleo, suas nuances e desafios lotou a quadra do CEEP Catu nessa quarta-feira, 16, para os alunos da instituição que sonham com êxito no mercado petrolífero, atualmente em ascenção em Catu e região.

Na noite desta terça-feira, 16 de setembro, o Colégio CEEP Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu, promoveu uma palestra sobre Perfil e Desafios Profissionais na área de Petróleo e Gás, ministrada pelo deputado Radiovaldo Costa, referência no setor petrolífero, com vasta experiência na área.



A mesa foi composta pelo diretor-geral Ricardo Miranda, pela vice-diretora Sandra Regina, por Edcleide Valença, vice-diretora e cerimonialista da noite, pelo professor do curso Técnico em Petróleo Lucas Rodrigo, pela aluna do curso de Petróleo Tatiele, além dos vereadores Chico do Povo, Neto Cachorrão e Adson Silva, Dir. do setor privado Sindipetro-BA e da Federação Única dos Petroleiros(as), conhecido como Tininho.
Diante de cerca de 300 alunos dos cursos de Petróleo e Gás, Logística e Administração, o encontro trouxe uma verdadeira aula de história e perspectivas do setor: do nascimento, ascensão, queda e renascimento do petróleo, passando pela profissionalização, mercado de trabalho, economia, desafios e dicas para o sucesso na carreira.
O evento, que teve duração de aproximadamente 1h30, terminou com um momento de interação, quando Radiovaldo respondeu perguntas e registrou fotos com os estudantes.



O deputado agradeceu à direção da escola e ao corpo docente pela iniciativa:
“Me senti muito honrado e gratificado em participar deste debate e ver o interesse dos alunos em aprender mais sobre a indústria do petróleo. Foi um momento único para mim. Continuo acreditando na força e no potencial dessa indústria para gerar desenvolvimento, riqueza e empregos para a Bahia.”
Na oportunidade, o deputado Radiovaldo presenteou os alunos dos cursos de Petróleo e Gás com formações relacionadas às normas NR-20, NR-33 e NR-35. Esses cursos, voltados à área do petróleo, são essenciais para a capacitação em segurança e saúde no trabalho em atividades específicas:
• NR-20: Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis;
• NR-33: Trabalho em Espaço Confinado;
• NR-35: Trabalho em Altura.

Tais capacitações são fundamentais para garantir a conformidade com as normas do Ministério do Trabalho e Emprego e a prevenção de acidentes nesses ambientes.
Foi uma noite de conhecimento, troca e inspiração para os futuros profissionais que sonham em trilhar o caminho do setor de Petróleo e Gás.
