ComunidadePolítica

Prefeito de Catu de pronuncia sobre o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde do município

Há algumas semanas atrás, houve reclamações e postagens em redes sociais, sobre o que seria segundo a oposição de Catu, um descaso com a saúde pública da atual gestão.

Oposição de Catu

Segundo informações, que circulam em grupos de whatsapp com pessoas da cidade, a atual gestão teria dispensado os médicos dos postinhos, as UBS, deixando a população antecipadamente sem atendimentos específicos de dentistas e médicos.

Hoje o prefeito Geranilson Requião (PT), usou as suas redes sociais para falar sobre o assunto, a assessoria de comunicação Veja abaixo o comunicado da Prefeitura de Catu, e o repost do vídeo nas redes do CATU ACONTECE.

“Hoje falou sobre e sempre tratamos saúde como prioridade: nosso município investe o dobro do que é legalmente exigido para que os serviços de saúde funcionem.

Ao final de oito anos, deixaremos um legado de qualidade nos serviços de saúde implantados e ofertados à nossa população.

Nesse momento, vários municípios da região, já fecharam todos os equipamentos de saúde, e Catu, por mais que, por força de decisão judicial, tenha desligado alguns profissionais, contra a qual utilizamos todos os recursos legais possíveis, permanece com todos os equipamentos de saúde funcionando.

Em meio ao período de transição de governo juntamente com a pandemia, elaboramos um fluxo específico para
garantia do acesso e assistência à população aos serviços de saúde.

Em momento nenhum deixou-se de notificar e realizar exames para diagnóstico da COVID-19, todas as unidades de saúde continuam abertas, ofertando atendimentos de enfermagem, técnico de enfermagem, administração de vacinas, dispensação de medicamentos e atendimentos aos diversos programas que compõem a Atenção Primária à Saúde. As enfermeiras estão habilitadas a realizar o primeiro atendimento ao paciente portador de sintomas gripais ou positivo para a Covid-19, notificar, solicitar agendamento de exame no laboratório municipal de Catu e se houver necessidade do paciente ser avaliado pelo médico, o mesmo será referenciado pela enfermeira para o hospital municipal, o qual dispõe de leitos disponíveis para internamento e segregação de fluxo para pacientes com suspeita da Covid-19.

Qualquer emergência de odontologia é atendida no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO;

O CAPS continua contando com equipe completa, inclusive com um psiquiatra e dois psicólogos;

O Ambulatório Municipal continua funcionando com médico clínico geral e com os diversos médicos especialistas efetivos e exames como ultrassonografias, RX, e eletrocardiograma;

O Laboratório Municipal segue realizando todos os exames laboratoriais.

Três fisioterapeutas da equipe do CEAM continuam realizando atendimento domiciliar a pacientes acamados e com dificuldadede locomoção;

A Farmácia Básica continua atendendo nossa população e ofertando um elenco de medicamentos muito além do que é recomendado pelo RENAME.

No Hospital Municipal, dois médicos plantonistas atendem 24 horas de domingo a domingo, salvando vidas todos os dias.
Lá também continuam sendo realizadas cirurgias eletivas, cirurgias ortopédicas e cirurgias pediátricas.

Crianças seguem nascendo de forma humanizada em nosso Centro de Partos Normais, que funciona 24 horas. Partos cesarianas são realizados no Hospital Municipal de Catu.

O serviço de transporte sanitário eletivo e o SAMU funcionam ininterruptamente.

Toda a população que usufrui dos serviços, sabe do quanto evoluímos na construção de um sistema de saúde resolutivo, que tem no paciente seu principal alvo de satisfação.

Nos orgulha perceber o trabalho sério e comprometido com a vida das pessoas que mudou a realidade para melhor e promoveu verdadeira transformação.”

É importante ressaltar que o veículo se comunicação Catu Acontece, está aberto para expôr o contraponto defendido por todas as partes, principalmente aquele que reflete o sentimento da população em todos os aspectos.