Notícia

Portugal vai notificar até 18 mil imigrantes para que deixem o país

Os primeiros 4.574 estrangeiros serão notificados nos próximos dias e os demais nas próximas semanas.

O governo de Portugal confirmou neste sábado (3) que vai notificar até 18 mil imigrantes em situação irregular para que deixem o país de forma voluntária. A medida ocorre em meio ao endurecimento das políticas migratórias adotadas pela atual gestão de centro-direita, liderada pela Aliança Democrática, às vésperas das eleições parlamentares.

Segundo o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, os primeiros avisos serão enviados nos próximos dias a 4.574 estrangeiros. As demais notificações serão encaminhadas gradualmente nas próximas semanas.

A informação foi confirmada pelo ministro em entrevista coletiva. Amaro afirmou que a Agência para a Imigração e Mobilidade (AIMA) já comunicou a decisão ao governo, destacando que os imigrantes terão até 20 dias após o recebimento da notificação para sair voluntariamente do país. Caso permanecam, poderão ser alvo de medidas de expulsão.

Diante da sobrecarga na análise de pedidos de residência, o governo português montou uma força-tarefa para acelerar a regularização de processos pendentes. Os brasileiros seriam a maioria dos cerca de 400 mil casos em análise. (A matéria é do Mais Goías/ Foto: Divulgação)