NOTÍCIA VELHA GERA BURBURINHO EM CATU
Site de notícias se aproveita da facilidade que o leitor tem em replicar matérias sem olhar a data, para propagar uma notícia antiga como nova, sobre multa do TCM ao Prefeito de Catu por irregularidade numa licitação
No dia 13 de setembro de 2016, um site de notícias de Salvador-Ba, noticiou que:
o prefeito de Catu, Geranilson Dantas Requião, foi multado em R$ 36 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta terça-feira (13) por ter cometido irregularidades em processo licitatório para contratação de atrações musicais que se apresentaram nos festejos ao Dia de Reis, no exercício de 2015, ao custo de R$716.590,00.
Segundo a relatoria do Tribunal, as cartas de exclusividade apresentadas pelas empresas LG Produções e Eventos, Gleyser Soares Nascimento e G.de J. Batista, limitadas temporalmente aos dias dos espetáculos musicais ou a períodos muito curtos, não atendem às exigências legais, vez que não há comprovação de que havia constância na relação entre os artistas e as empresas, como exige o ordenamento jurídico brasileiro.
Essa mesma notícia foi colocada no ar, com algumas reedições e atualizações, enfatizando a multa aplicada pelo TCM, e durante o dia desta terça-feira, 12 de novembro de 2019, a publicação foi compartilhada nas redes sociais e aplicativos de conversa nas redes sociais de Catu e região.

Diante das declarações que circulam a respeito da Prefeitura de Catu e do prefeito Geranilson Requião, no dia 12 de novembro de 2019, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Catu esclarece:
Na primeira gestão do prefeito Gera Requião, houve uma discordância por parte do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acerca da modalidade de licitação empregada na contratação de grupos musicais para a realização da tradicional Festa de Reis. A gestão apresentou a defesa e, após esclarecimentos, recebeu uma multa que foi paga naquele mesmo ano. Vale ressaltar que todas as contas do gestor foram aprovadas pelo TCM.
Após 6 anos de mandato, todas as contas foram prestadas e aprovadas, não recebendo nenhuma notificação para elaborar defesa sobre nenhuma situação de crime de responsabilidade.
O nosso compromisso é e sempre foi com o povo e para o povo.
Atenciosamente,
Ascom, Prefeitura de Catu.
Catu-BA
12 de novembro de 2019

