Modelo Catuense que foi Princesa do micareta de Catu relembra a folia
Elisângela Santana, relembrou momentos glamourosos dos Micaretas catuenses e da região, e contou fatos dos bastidores da folia que marcou sua vida.

Uma paixão que a embalou em diversos micaretas, e que deixou lembrancas e saudades da folia momesca que a lançou na época para o mundo das celebridades em toda região do agreste baiano e litoral norte, é o relato da moradora da Barão de Camaçari, Elisângela Luciano de Santana, 49, conhecida como “Eli” pelos mais próximos.
Eli e seus familiares reside em Catu desde que nasceu, casada com Flaudinei Luciano de Santana, mãe de duas filhas, Gabriele (24) e Ana Beatriz (14), destaca relembra com saudades o tempo da folia, foram cerca de 20 micaretas, “sempre fui amante da folia, do calor humano, e do suingue baiano, da energia das músicas que embalou muitos amores… “ A maioria ficaram apenas em cartões e olhares trocados nas festas…”
“Teve um conta que um empresário de Feira de Santana, que se apaixonou por mim, e me procurou em Catu todo, só para me dar um abraço, que tinha me visto em um micareta na cidade dele, foi impressionante a admiração e o carinho, não só dele mas de todos que acompanhavam meu trabalho.”
O primeiro título foi como Princesa do Micareta de Catu em 1993, já como rainha foi em Alagoinhas em 1996, depois foram vários como por exemplo vencedora Beleza Black (Catu), e depois vieram várias colocações em concursos de beleza diversos.” Minha vida era só viagens, hotéis e muito glamour, época em aproveitei bastante tudo que me foi proporcionado.” Enfatiza Elisângela.

vestido que Elisângela vestiu para concorrer a princesa do micareta de Catu-Ba. Segundo Elisângela as faixas e a coroa se perderam com o tempo, devido a mudanças de residências onde morou.
Eli conta foi escolhida pela equipe comissionada da Prefeitura, que era composta na época pelo Professor de Dança do município Raimundo e a Professora Conceição; “ estava no pátio do Colégio Pedro Ribeiro Pessoa, na Rua Nova, e uma amiga me avisou que estavam a procura na secretaria de candidatas para seleção de Rainha do Micareta. Eu me ‘ajeitei”, amarrei a blusa na cintura, e fui em busca do meu lugar. Assim que entrei, Raimundo me olhou e sem eu nem precisar falar nada, disse: -É essa! Quem é ela? Achamos a nossa candidata!”

As lembranças ainda estão latentes na memória do eterno ícone da folia momesca, “ me lembro de modelar para “Dete da Elegante” e de ser cliente ativa da maioria das lojas de Catu, porque tinha que estar sempre bem vestida, maquiada e com bonitos acessórios.
UM MOMENTO TRISTE
Elisângela destaca como um fato triste e marcante, o racismo vivenciado em um dos concursos que participou: “ era um micareta em uma cidade da região, onde a primeira colocada teria que sair pintada sem roupa com a marca da empresa, e o seu empresário foi chamado em “off”, questionado pelo proprietário e patrocinador do concurso, o porque ele escolheu aquela mulher negra para concorrer junto com as outras 28 candidatas, que eram de pele clara e olhos azuis. Mas para a surpresa de todos, principalmente deste empresário, eu fui a primeira colocada, e meu agenciador na hora me tirou do palco, para que o patrocinador não me abraçasse e saísse na foto utilizando de forma promocional minha imagem.” Destaca.

O PRECOCE FIM DA CARREIRA DE MODELO
No ano de 1995 já estava vivendo um grande amor, que a acompanhava em meio aos concursos e viagens, o empreiteiro hoje funcionário da Ferbasa, Flaudinei, “ entre namoro, noivado e casamento cerca de um ano, foi a amor à primeira vista. ” E a pedido e em nome desse amor, Eli resolveu abandonar a carreira de miss. “ Eu nem pensava que hoje estaria aqui contando tudo que vivi, as lembranças se misturam com a saudade e por outro com a certeza que foi um ciclo que se fechou, como tudo na vida.” Conta.
A EXPECTATIVA DA FOLIA
Espero que dê tudo certo, acho que importante, é uma oportunidade para que os jovens conheçam essa festa que sempre foi tradição na cidade de Catu, além de fomentar a economia aquecendo as vendas no comércio em geral. Meu desejo é que seja tudo em paz, só alegria, sem briga e confusão, e, que o próximo ano tenhamos no nosso concurso para escolhermos a nossa Rainha e Princesas do micareta.”

Durante esses dias de folia a Catu Acontece estará no seu Instagram @catu.acontece e a na página do Facebook, trazendo relatos pontuais da carreira da pioneira representante da Folia Momesca. ACOMPANHE.



