Cultura

Mata de São João recebe Festival Bon Odori nos dias 27 e 28 de setembro

No sábado, a abertura do evento dará início às 13h, com uma exibição de Artes Marciais.

Nos dias 27 e 28 de setembro, a Praça Amado Bahia será palco do Bon Odori 2025, evento que celebra a integração entre Brasil e Japão. A tradicional festa, que antes acontecia na zona rural do JK, agora acontece no centro da cidade, com intuito de para facilitar o acesso da população e atrair um público ainda maior.

A programação começa no sábado (27), às 13h, com uma exibição de Artes Marciais. O evento, promovido pela Prefeitura de Mata de São João, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes (SECE), promete reunir moradores e visitantes em uma experiência cultural marcada pela diversidade, pela valorização das tradições e pela convivência entre diferentes identidades.

Além das apresentações artísticas e rituais típicos, o público poderá participar de oficinas de Culinária Japonesa com o chef Rodrigo Ávila, além de oficinas de Shodô (caligrafia japonesa) e Origami. Também haverá stands comerciais com comidas típicas e produtos culturais, transformando o espaço em um verdadeiro ponto de encontro entre as culturas brasileira e japonesa.

Segundo a SECE, o Bon Odori, já registrado no calendário oficial de Mata de São João, é reconhecido por suas músicas, danças e rituais que simbolizam respeito, memória e ancestralidade.

O que é o Bon Odori?

Na cultura japonesa, o Bon Odori é uma dança tradicional realizada durante o Festival de Obon, um dos mais importantes do Japão, dedicado a homenagear os antepassados. A dança é marcada por movimentos circulares em grupo, acompanhados por músicas típicas e tambores taiko, simbolizando a união entre passado e presente e reforçando os laços comunitários.

Foto: Ascon PMMSJ