Mata de São João é única cidade na Bahia premiada na categoria Tempo Integral no Prêmio MEC da Educação Brasileira
O município de Mata de São João foi o único da Bahia a receber reconhecimento na categoria Tempo Integral do Prêmio MEC da Educação Brasileira, entregue na última segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília. O troféu foi recebido pelo secretário municipal de Educação, Wellington Lázaro.
A solenidade, que marcou a 1ª Edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira e celebrou também o Dia do Estudante, reuniu o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, secretários, governadores, autoridades e representantes das cidades participantes. Como resultado, o município de Mata de São João vai receber R$300 mil para investir em ações estratégicas no setor educacional. A professora Maria Helena Batista dos Santos, da Escola Municipal Idalba Toletino de Almeida, representou também a cidade na cerimônia.
O secretário municipal de Educação, Wellington Lázaro, destacou: “Na Bahia, Mata de São João foi pioneira dentre as cidades com mais de 9 mil habitantes a atingir 100% do ensino em turno integral, o resultado é fruto de um trabalho árduo de gestão e compromisso com a educação”.
Criado pelo Ministério da Educação, o prêmio valoriza iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino e para a redução das desigualdades educacionais no país. O troféu entregue aos municípios vencedores foi criado pelo artista paulista Flávio Cerqueira, inspirado em sua obra “No meu céu ainda brilham estrelas”, representando uma jovem negra erguendo um livro para o céu.
O Prefeito de Mata de São João, Bira, demonstrou entusiasmo com o reconhecimento e citou novos investimentos. “O prêmio é mais uma prova do que declaramos com tanto orgulho, a educação de Mata é referência na região e seguimos aprimorando o que temos, com a construção de novas unidades e ampliação das existentes, focados em fornecer oportunidades de desenvolvimento pleno às nossas crianças”, disse o chefe do executivo.