Fake News: alega pastor acusado de aconselhar jovens a casarem com morenas; entenda
Vários veículos de imprensa da Bahia e no país, divulgaram nesta segunda-feira, 11 de agosto, um vídeo onde um pastor paraense Océlio Nauar, estaria aconselhando jovens a casarem com morenas por serem menos “custosas” do que as brancas, pois estas tem maior gastos com cuidados com a pele e estética em geral.
Em contato com a assessoria da pastor, que é da Assembleia e também presidente da COMIEADEPA – convenção de pastores e ministros da igreja Assembleia de Deus no Pará, a primeira do Brasil segundo informações enviadas, esta desmentiu o contexto que está viralizando o vídeos nas redes sociais.
Na nota que nos foi encaminhada juntamente com o vídeo na íntegra, onde foi extraído o recorte e disseminado isoladamente, o pastor está relatando uma enfermidade que a sua mulher que é “branca” , foi acometida em sua na pele, e o mesmo precisou desembolsar um valor alto em dinheiro para o tratamento.
Áurea Warly esposa do pastor Océlio, está bem na frente dele enquanto ele relata e “brinca” um pouco com a questão do matrimônio com os jovens, que ainda são solteiros, relatando o relacionamento dele desde a época do namoro.
Sobre a doença que a esposa teve
Dermatite atópica foi a enfermidade que Áurea foi acometida, há algumas variações da doença, mas não foi claramente especificada que tipo seria no caso em questão. Em geral, a explicação científica é que é uma doença crônica e hereditária que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Não é contagiosa e sua causa exata é desconhecida.
A dermatite atópica costuma ocorrer entre pessoas da mesma família, juntamente com a asma ou a rinite alérgica. Pode surgir ou ser desencadeada por substâncias que provocam reações alérgicas, como as presentes nos pelos de animais de estimação; condições ambientais, como roupas que provocam coceira; ou emoções, como o estresse.
Embora o problema permaneça durante toda a vida, os sintomas podem desaparecer à medida em que a pessoa envelhece, mas a pele continuará seca e sensível.
Os sintomas variam de acordo com a fase da doença, podendo ocorrer em três estágios: fase infantil (3 meses a 2 anos de idade), fase pré-puberal (2 a 12 anos de idade) e fase adulta (a partir de 12 anos de idade).
Ainda segundo assessoria, os portais que disseminaram as informações não procuraram o pastor para direito de resposta e disseminou o recorte distorcendo a informação é fora de contexto.
“Por fim, acho que é importante dizer que a origem do pastor é pobre, ele iniciou a jornada com a esposa de forma simples e aos poucos Deus foi abençoando, e é sobre as dificuldades que ele estava falando…” Destacou a assessoria do pastor Océlio.
Veja vídeo completo aqui!
