Cultura

Estreou no YOUTUBE o filme sobre os 100 anos da Primeira Igreja Batista em Catu

Com lágrimas, sorrisos e extrema gratidão, foi assim que os membros e visitantes receberam, no Templo Batista, dia 08 de julho, o filme “100 anos Vivendo a Glória de Deus”, que conta a história do centenário da Primeira Igreja Batista em Catu.

A exibição fez parte de uma série de eventos festivos relacionados ao centenário da igreja, que contou também, com o culto ao ar livre – com participação da Banda Sinfônica da Assembleia de Deus da Capelinha – em 20 de maio, e culminou, nos dias 28, 29 e 30 de julho, com o Congresso de Aniversário de 100 anos, que teve como preletor o Pr. Hilquias Paim, Presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB).

Segundo informações da comissão do centenário da igreja, entre planejamento, gravações e edição final do filme, a equipe de produção demorou mais de oito meses.

Sobre o trabalho desenvolvido, um dos produtores afirmou:

“A história da PIB-Catu é muito rica. Trata-se de uma igreja que foi perseguida, mas que resistiu, firmando-se principalmente, na centralidade de Cristo, no amor e comunhão entre os irmãos. Foi lindo ver uma série de relatos das antigas e novas gerações. Foi bonito demais perceber como Deus transformou vidas. É maravilhoso identificar em cada relato como uma igreja que ama pode fazer a diferença na realidade das pessoas.”

O filme retrata a fundação da igreja, inicialmente, no espaço cedido pelas filhas do Barão de São Miguel, onde, atualmente, encontra-se o CNEC. Conta sobre a chegada do Pr. Lourival Bastos e como foi o sonho repleto de fé de um templo maior – o que parecia impossível aos olhos humanos diante da pouca condição financeira dos irmãos fundadores -, as dificuldades de um período com transporte escasso e a formação teológica da igreja.

Além do mais, a obra mostra, numa série de relatos, o que a equipe do filme chamou de “DNA” da Primeira Igreja Batista em Catu. Ele se evidencia pelas atividades desenvolvidas pela PIB, o cuidado da igreja com a comunidade em que está inserida, a importância do louvor, do trabalho missionário, das artes e de todos os elementos que a compõem. Reafirma, em cada história, como as atuais gerações foram impactadas pela semente plantada no início.

O Pr. Jean Santos, pastor presidente da Primeira Igreja Batista em Catu, desde 2016, comentou sobre a importância de uma igreja que conhece e revela a própria história.

“Sem passado, ninguém chega ao futuro. O passado define nossa identidade e propósito, direta ou indiretamente. E isto nos impulsiona no presente para realizações futuras. A PIB de Catu, ao produzir e divulgar sua história por meio deste documentário faz coro com o salmista que clama a Deus no Salmos 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Sabedoria para viver a missão dada por Deus para sua igreja.”


Como última fase do projeto, o filme estreou no Youtube, no Canal oficial da Igreja, e você pode conferir agora. Prepare o seu lenço e venha se emocionar com essa história.

“100 anos vivendo a Glória de Deus” – Um filme sobre o Centenário da 1ª Igreja Batista em Catu.