A DEVOÇÃO TOMA CONTA DE MATA DE SÃO JOÃO EM MAIS UM ANO DA FESTA DO BONFIM
Celebração e fé leva devotos há 262 anos às ruas de Mata de São João, em caminhada até a igreja do Bonfim da cidade, onde acontece a lavagem das escadarias pelos adeptos do candomblé
Em mais uma edição, a tradicional festa do senhor do Bonfim, movimentou a cidade de Mata de São João, localizada na Região Metropolitana de Salvador (59km da capital), neste domingo (28). Políticos, artistas e grupos culturais local, fizeram a festa em meio à multidão eufórica que suportou a temperatura de 34° na cidade.
A manifestação popular conta com a devoção dos fiéis que participam da festa religiosa durante 12 dias de novena envolvendo baianas, charangas e grupo afros que saem em cortejo para realizar a lavagem na frente da igreja. Pela segunda vez, o arrastão aconteceu após o cortejo das baianas, com o cantor Bell Marques.
O prefeito do município, Marcelo Oliveira (PSDB), destacou como a festa atende à demanda do público e como ela é importante para manter acesa a devoção da população matense. “Uma tradição longínqua que permanece bonita a cada ano que passa, além claro dos efeitos positivos que essa aglomeração traz a nossa economia. Toda a organização atendeu ao número de pessoas e isso faz a festa ficar melhor a cada ano.”
O ponto alto do evento é a reunião de fé concentrada entre devotos de todas as partes da Bahia. Durante a habitual lavagem da escadaria, as portas da igreja permanecem fechadas e as baianas despejam água de cheiro nos degraus e no adro, ao som de cânticos afro-religioso. Para os adeptos do candomblé, a lavagem da igreja do Senhor do Bonfim passou a ser parte da cerimônia das Águas de Oxalá.
No candomblé, onde as raízes africanas predominam, os frequentadores vestem-se de branco em homenagem a Oxalá, que é Deus na igreja Católica, conforme dita o sincretismo religioso. Eles também não comem comida com sal e preferem comer peixe ao invés de carne vermelha. Para a seguidora do cortejo há anos, que é Ekedi do terreiro de Mutalêmi e mãe de santo, Edeuvira Santana (72) a tradição e o respeito devem ser somados, “é uma festa que homenageia oxalá e toda a comemoração é em memória a esse importante orixá. A festa tem melhorado muito ao longo do tempo, mas acredito que não deveria haver bebida no momento do cortejo, a parte profana poderia ficar para depois”. Destaca.
Com todo preparo anual, a Festa do Bonfim é fiel aos costumes e mantém a cultura dos jovens aos idosos viva. O secretário de cultura do município, Alexandre Rossi, reiterou o compromisso de diversificar as atrações para atender a todos, “a festa de Mata tem traços de Salvador. A população se prepara e movimenta toda a cidade. Trazemos um caldeirão de diversidade. Tivemos as baianas pedindo paz e prosperidade, além de criarmos a fita do Bonfim de Mata, colocamos partido alto no coreto central e assim inovando”. Afirma.
Além de toda a população e atrações locais, políticos importantes estiveram presentes para prestigiar o evento. O empresário e deputado federal João Gualberto (PSDB), que já cumpriu dois mandatos como prefeito da cidade (2004/2008), sentiu-se alegre com a recepção dos fiéis e a força que a tradição tem, “é simpatizante ver como a população não perde o interesse nessas homenagens. Faço questão de estar aqui justamente pelo fervor que é o evento.”
Para o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), que é devoto do Senhor do Bonfim destaca que, “caminho em Mata há 20 anos. É um momento de pedir proteção, saudar os nossos antepassados. Uma festa que tem caráter religioso e profano.”
O secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), reiterou que “a festa continua com a mesma ideia de mostrar a cara da Bahia para fora. É importante que a cultura seja preservada para as nossas gerações”.
A parte profana da festa continuou durante todo dia com artistas que se apresentaram no palco principal, no trio elétrico e também no parque da cidade, ao lado da Prefeitura da cidade. Bell Marques, Diamba, Negra Cor, Unha Pintada, Edcity e Jaú são alguns dos nomes que animaram a festa que encerrou nessa segunda-feira(29), com atividades esportivas e show da banda de arrocha Unha Pintada.
Reportagem: João Vitor Araújo
Edição de texto: Donaire Verçosa
Fotos: Euzer Verçosa