Política

Deputado do PSDB-BA cobra do governo Rui Costa esclarecimentos sobre escândalos na Saúde

O deputado estadual do PSDB Paulo Câmara acusou o governo da Bahia e a Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) de omissão sobre o escândalo que envolveu recentemente o Hospital Regional de Juazeiro. Na ocasião, a Polícia Federal desvendou um esquema de fraude em licitações e desvio de recursos públicos destinados à gestão da unidade de saúde.

Durante sessão virtual, Câmara questionou à Casa sobre Viviane Chicourel Hipólito Rodrigues, que era diretora de Apoio Operacional às Unidades Próprias da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e foi presa na Operação Metástase.

“Me deixa estarrecido sobre os fatos que vêm acontecendo ao longo desse ano que o governo do Estado silencia. Silêncio ensurdecedor. A informação que tem é que a operação também foi relacionada à Covid-19. O que o governo do Estado fez em relação a isso? Não tem uma nota. Esse Parlamento não fala nada. É um anexo ao governo do Estado”, disparou.

O parlamentar questiona quem é Viviane Chicourel, se é técnica de carreira, se é comissionada e quem a indicou para o cargo.

O deputado ainda relembrou os casos polêmicos dos respiradores comprados pela administração estadual, que ainda não tiveram respostas.

“Não tenho nenhuma dúvida que a podridão dos respiradores vai bater na porta da Bahia. Já está lá no Ministério da Justiça, lá no MPF. […] Estou batendo na tecla desde junho. Foi o caso da Hemp Care que foi R$ 48 milhões, depois teve outra empresa que surgiu do nada. Foram mais R$ 50 milhões. Mais o Hospital de Juazeiro, mas a Casa permanece no silêncio ensurdecedor”, completou.