Economia

Caixa Econômica Federal fechará 128 agências em todo o país

O aumento dos bancos digitais tem levado ao fechamento de diversas agências em todo país.

Sob a alegação de reduzir custos, a Caixa Econômica Federal fechará 128 agências em todo o país. O plano inclui uma das quatro unidades da instituição em Itabuna, a localizada em frente ao Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, no Góes Calmon.

O fechamento está programado para 3 de outubro, informa o Blog do Thame. Os funcionários serão transferidos para outras unidades da instituição no município.

O Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região se pronunciou. Ao site, sinalizou preocupação com o fechamento de agências. “Defendemos o fortalecimento e a ampliação da Caixa”.

A maior preocupação, no momento, diz respeito aos trabalhadores prestadores de serviço, que não são concursados. A Caixa informou, ao Sindicato, que vai buscar, dentro do possível, acomodar os estagiários, terceirizados e vigilantes no processo de reestruturação e avanço do digital também nas instituições financeiras.

As agências bancárias presenciais fecham principalmente devido à transformação digital, que levou a uma redução drástica nas transações presenciais e a uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a preferir canais digitais. Além disso, a pressão por reduzir custos operacionais elevados (como aluguel, manutenção e pessoal) e a necessidade de aumentar a rentabilidade impulsionam os bancos a investir em tecnologia e canais digitais, que são mais econômicos e eficientes, resultando no fechamento de agências físicas. 

(Foto: Agência da Caixa no Shopping Jequitibá será fechada || Foto Blog do Thame)