Política

Bolsonaro passa noite no hospital em Brasília após passar mal

Ex-presidente foi internado no Hospital DF Star, em Brasília, após crise de soluços e vômito, mas recebeu alta no inicio da tarde desta quarta-feira, 17 de setembro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na terça-feira (16) no Hospital DF Star, em Brasília, após sofrer uma crise de soluços, vômito e pressão baixa. Segundo o cardiologista Leandro Echenique, que acompanha Bolsonaro desde 2018, ele permaneceu internado e passou a noite na unidade.

Alta Médica

A alta ocorreu após Bolsonaro apresentar uma leve melhora no quadro de saúde. De acordo com o boletim médico, divulgado nesta quarta, após a realização de uma ressonância magnética do crânio para elucidação de quadro de tontura recorrente, não foram constatadas alterações agudas. Houve melhora parcial após hidratação e tratamento medicamentoso. Ele será reavaliado ao longo do dia para definição da necessidade de permanência em ambiente hospitalar.

Foto: Flávio Bolsonaro/ Créditos: CNN

De acordo com o filho do ex-presidente e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o pai chegou a ficar dez segundos sem respirar durante o episódio.

“Foi um episódio mais drástico, em que o soluço dele foi aumentando. (…) Teve um episódio de vômito a jato, com força, ficou quase dez segundos sem respirar”, disse em entrevista em frente ao hospital.

A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, informou nas redes sociais que o marido realizou exames e está recebendo medicação intravenosa. Já o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) afirmou em transmissão ao vivo que o pai passa por “averiguação de um câncer” e enfrenta uma situação de saúde “delicada”, além de citar uma possível hérnia.

Segundo apurou a analista de política da CNN, Jussara Soares, um boletim médico com informações atualizadas sobre o estado de saúde de Bolsonaro deve ser divulgado nesta manhã.

A ida de Bolsonaro ao hospital ocorre dois dias após ele ter passado cinco horas no mesmo DF Star para remover lesões de pele. Na ocasião, exames apontaram anemia por deficiência de ferro e resquícios de uma pneumonia recente.

O ex-presidente, que foi recentemente condenado pela maioria da Primeira Turma do Supremo a 27 anos e três meses de prisão, está em prisão domiciliar desde 4 de agosto. Desde então, esta é a segunda vez que Bolsonaro deixa a residência para receber atendimento médico.

Apesar de estar cumprindo prisão domiciliar, Bolsonaro tem autorização para ir ao hospital em casos de emergência, desde que a defesa apresente um atestado médico à Suprema Corte, comprovando a real necessidade da saída.

Agora com a alta, o ex-mandatário deve voltar para casa, onde cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por descumprimento de medidas cautelares em relação a um inquérito que o investiga.

(Com informações de Maria Clara Matos e Helena Prestes, da CNN e atualizações do site Metropóles que acompanha o caso)