Notícia

Base avançada do GOA reforça resposta aérea do CBMBA durante o Carnaval de Salvador 2026

A iniciativa para diminuir o tempo de ação usa uma aeronave posicionada em área estratégica para ser acionada para prestar socorro as vítimas durante as ocorrências.

Pela primeira vez, durante o Carnaval de Salvador, o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) contará com uma base avançada exclusiva para atuação na festa. O novo Posto de Comando está localizado no bairro de Ondina e funcionará como ponto estratégico para o emprego da aeronave da corporação, que permanecerá posicionada no local durante o período noturno e em alguns momentos do dia, cumprindo um cartão programa.

A iniciativa tem como principal objetivo garantir maior celeridade no atendimento às ocorrências registradas nos circuitos da folia, especialmente nos trechos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande), onde há grande concentração de público. Com a aeronave já posicionada em área estratégica, o tempo-resposta para atendimentos de maior complexidade, como resgates aeromédicos, apoio a ocorrências com múltiplas vítimas, combate a incêndios e ações integradas com outras forças de segurança, será significativamente reduzido.

De acordo com o major Murilo Rocha, a implantação da base representa um avanço importante na atuação operacional da corporação durante grandes eventos. “Pela primeira vez, o GOA terá uma base avançada instalada no próprio circuito da festa, o que garante mais agilidade e eficiência nas respostas. A aeronave posicionada em Ondina durante a noite nos permite reduzir o tempo de deslocamento e ampliar nossa capacidade de atuação em situações críticas. É um ganho operacional significativo para a segurança dos foliões”, destacou o oficial.

Durante o período que a aeronave vai estar pousada na nova base, um médico e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também vão estar presentes, o que garantirá ainda mais agilidade nos atendimentos. A iniciativa também fortalece a integração com as demais estruturas montadas para o Carnaval, permitindo alinhamento rápido de estratégias e otimização dos recursos empregados na operação.