Comportamento

Ações de combate a violência contra mulher tem se ampliado nos últimos meses em Catu

Capacitação para o enfrentamento a violência contra mulher uniu policiais e representantes de órgãos públicos se uniram com intuito de fortalecer a Rede de Proteção a Mulher.

A 95ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a Operação Ronda Maria da Penha (ORMP), uniram esforços em uma capacitação essencial realizada nesta terça-feira, 22. Com o respaldo da Superintendência de Prevenção à Violência do Estado da Bahia, o objetivo é fortalecer a Rede de Proteção a Mulher e estabelecer um fluxo de atendimento ágil e eficaz para mulheres em situação de violência.

O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação, reunindo uma diversidade de representantes engajados na causa, incluindo Policiais Militares, membros do CREAS, CRAS, Ministério Público, Tribunal de Justiça da Bahia, Guarda Civil, Coordenadores Pedagógicos e o Conselho da Mulher. O foco da discussão foram temas de extrema relevância: Gênero e Violência contra a mulher, bem como a situação das pessoas LGBTQIAPN+ e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Catu, do Conselho da Mulher e da Secretaria de Assistência Social para a realização.

Nos últimos dois meses duas tentativas de feminicídio em Catu chocou a comunidade local. Tamanha violência vem unindo mulheres em ações que visam o bem-estar das mesmas e apoio estrutural, financeiro e pisicossocial, tanto com a rede oficial dos poderes públicos já existente na cidade, tanto com grupos de mulheres como o “Respeita a Dona” , onde cerca de 200 mulheres realizaram nas ruas de Catu uma motociata, pedido respeito ao lugar da mulher tanto no trânsito como também nos espaços públicos e, em todas as esferas da sociedade. Veja registro em vídeo no link a seguir: https://www.instagram.com/p/CwK3iJnsLsU/

Print postagem ao vivo instagram Catu Acontece. Clica no link a seguir: https://www.instagram.com/p/CwK1G9kJ5H3/

A motociata aconteceu na manhã do último domingo, 20 de agosto, passou por diversos bairros de Catu. Segundo as organizadoras Simaria Nepomuceno e Vanessa Carvalho, “é a primeira edição de um evento, que começou com um adesivo na moto de Vanessa “Respeita a Dona”, onde ampliou-se a reflexão da frase para não só o respeito a dona da moto, mas também a mulher em si.”

Vanessa e Simaria, organizadoras e idealizadoras do ” Respeita a Dona”

O evento finalizou com uma concentração no Bom Viver, com música ao vivo e sorteio de diversos brindes doados por diversas lojas e prestadores de serviços do comércio de Catu-Ba e contou com o patrocínio de vários comerciantes locais, além do apoio da Prefeitura Municipal de Catu e o vereador e presidente da Câmara Nil Prefeitura.

Outras iniciativas de combate a violência contra mulher estão sendo abraçadas em Catu, como a estruturação do projeto Fênix, lançado durante a audiência pública em 31 de março deste ano, no clube Cepe-Catu, onde foi debatido sobre violência doméstica, estratégias de prevenção e enfrentamento e propostas de atuação local contra esse tipo de crime.

O município registra alto índice de ações penais ajuizadas em razão dessa categoria de crime. Segundo o promotor de Justiça Thomas Bryann Freitas do Nascimento, do total de ações apresentadas pelo Ministério Público estadual à Justiça em 2022, 40% foram relativas a crimes de violência contra a mulher. “Um dado alarmante”, registrou ele, chamando atenção para o fato de que, inclusive, é alto o número de casos de reincidência.”

A audiência, convocada pela 1° Promotoria de Justiça e 1° Vara Criminal de Catu com o apoio da Prefeitura, Conselhos Municipais, Polícias Militar e Civil, foi marcada pelo lançamento do ‘Projeto Fênix’: Ressignificando as relações. Veja matéria completa do Ministerio Público no link a seguir: https://www.mpba.mp.br/noticia/67611

Vale ressaltar que estaos no mês do “Agosto Lilás’, campanha que chama atenção para o combate a violência contra mulher e, para denúncias de violência de quaisquer natureza, a população pode discar o número 180 ou 190, com sigilo da identidade garantido, além do WhatsApp da 95° Companhia de Polícia: (75 ) 99931-3868.