Política

PT inaugura nova sede em Catu após celebração histórica dos 46 anos do partido com Lula em Salvador

Evento que reuniu a cúpula nacional no Trapiche Barnabé marca momento de reorganização e fortalecimento das bases no interior.

O Partido dos Trabalhadores inaugura, no próximo dia 21 de fevereiro, às 15h, sua nova sede no município de Catu, localizada na Rua José Mariane, nº 15, ao lado do SAAE. A abertura do espaço acontece em um momento simbólico para a legenda, poucos dias após a grande celebração dos 46 anos do partido na Bahia, realizada em 7 de fevereiro, no Trapiche Barnabé, no Comércio, em Salvador.

A festa partidária reuniu a cúpula nacional do PT, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Janja, ministros, parlamentares e lideranças políticas de diversos estados. O encontro marcou não apenas o aniversário da sigla, mas também um período de reflexão, alinhamento estratégico e reafirmação do compromisso com as bases.

Entre as autoridades presentes estavam Edinho Silva (presidente nacional do PT), João Campos (Prefeito de Recife), Natália Bonavides (deputada federal), Márcia Helena (Ministra das Mulheres), Felipe Freitas (Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia), Tassio Brito (Presidente do PT da Bahia), Radiovaldo Costa( Dep.Estadual), Joseildo Ramos (Deputado Federal), Juci Cardoso ( Vereadora em Alagoinhas), Deuvid Bacelar(Coordenador Geral da FUP-Brasil), Márcio Macedo (ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência), Adolpho Loyola (secretário de Relações Institucionais da Bahia), Eduardo Suplicy (Senador), José Dirceu (Ex-Ministro da Casa Civil), Fernando Haddad ( Ministro da Fazenda do Brasil),
além de representantes de partidos aliados como PSB, PCdoB e PSOL.

Durante o evento, Lula adotou um tom crítico ao atual cenário político brasileiro, defendendo a necessidade de renovação interna e de fortalecimento do partido enquanto instituição. “A política apodreceu. […] O PT precisa ser forte, não uma pessoa”, afirmou, ao cobrar compromisso, ética e proximidade com a militância.

Esse ambiente de debate e reorganização nacional se reflete diretamente nos municípios. Em Catu, a inauguração da nova sede própria representa um passo estratégico para consolidar a presença do partido, ampliar o diálogo com a população e fortalecer a participação popular.

Presidente do PT em Catu, Carla Sandra destacou que a nova sede é resultado de uma demanda antiga dos filiados, que sentiam a necessidade de um espaço físico permanente para organização e construção coletiva.

Segundo Carla, o local será um ponto de referência para a militância e para a comunidade, oferecendo assessoria jurídica, promovendo diálogo permanente, além de sediar formações políticas, cursos de capacitação e rodas de conversa. “A proposta é fomentar projetos, alinhar ideias e fortalecer o Partido”, afirmou.

Carla, que é policial civil e militante histórica da legenda, ressaltou que a inauguração simboliza um novo ciclo para o PT no município. “A sede do partido em Catu atende à solicitação dos filiados, que sentiam a necessidade de um espaço físico de organização, acolhimento e construção coletiva. O local será um verdadeiro ponto de referência”, pontuou.

Ela também enfatizou a importância estratégica da localização e do momento político vivido pela legenda.

“O coração bate forte na certeza de que estamos construindo uma militância sólida, comprometida e sensível à escuta daqueles e daquelas que chegam para somar em um projeto que tem como prioridade o bem-estar do povo”, concluiu.

A expectativa entre os filiados é de que a nova sede fortaleça as raízes do partido na cidade, alinhando o debate nacional às demandas locais e consolidando Catu como parte ativa do projeto político petista na Bahia.