Política

Renovação e protagonismo do PT em Catu está sendo impulsionado por Radiovaldo e Carla Sandra junto à população

Militância ativa, defesa de direitos e presença constante nas ruas consolidam novas lideranças e apontam caminhos para o cenário eleitoral de 2028



O Partido dos Trabalhadores (PT) em Catu vive um momento de fortalecimento político e social impulsionado pela atuação do deputado estadual Radiovaldo Costa e da presidenta municipal do partido, Carla Sandra. Ambos têm se consolidado como referências de militância ativa, não apenas pela defesa de pautas históricas do partido, mas sobretudo pela presença constante junto à população, acolhendo demandas sociais que extrapolam os limites do município e alcançam também a capital baiana, Salvador.

Deputado Radiovaldo Costa e Carla Sandra

A atuação dos dois dirigentes tem se destacado pelo apoio direto a diversas classes sociais que buscam orientação e encaminhamentos para a validação de direitos garantidos pela Constituição, regulamentados por lei e, muitas vezes, de difícil acesso para a população mais vulnerável. Esse trabalho tem aproximado o partido da base popular e estimulado o surgimento de uma nova geração de militantes, que defende uma política feita não apenas para, mas com o povo.

Radiovaldo consolida liderança histórica e amplia presença em Catu

Radiovaldo Costa, que construiu sua trajetória política a partir do movimento sindical, especialmente à frente do Sindipetro, carrega uma história diretamente ligada à identidade econômica e social de Catu. O município, que cresceu e se desenvolveu a partir da indústria petrolífera, reconhece no deputado uma liderança que sempre defendeu os direitos dos trabalhadores da Petrobras e das categorias ligadas ao setor.

Na última eleição, Radiovaldo obteve uma votação expressiva em Catu, sendo o segundo deputado estadual mais votado no município, ficando atrás apenas de uma candidata da cidade. A expressiva votação, mesmo em um período em que sua presença física na cidade não era tão frequente, é atribuída à confiança construída ao longo de anos de militância sindical e atuação firme em defesa dos trabalhadores.

Atualmente, com uma presença ainda mais constante em Catu, participando de eventos locais, dialogando com a população e destinando emendas parlamentares para o município, Radiovaldo tem ampliado seu capital político. Sua escuta atenta às demandas recorrentes do catuense, tem fortalecido sua imagem como uma liderança acessível, próxima e comprometida com as causas do povo.

O carisma do deputado é facilmente percebido nas ruas da cidade. Em suas caminhadas, é comum vê-lo sendo abordado, abraçado e saudado por moradores, o que reforça o vínculo construído com a população ao longo dos anos, embora ainda tenha residência fixa declarada em Alagoinhas, é em Catu que este tem encontrado um amplo reconhecimento que o fazem mais catuense que muitos que aqui nasceram.


Carla Sandra amplia diálogo com mulheres, juventude e pautas urgentes

À frente da presidência municipal do PT, Carla Sandra tem se destacado por uma atuação firme e sensível, especialmente nas pautas ligadas à segurança pública e ao enfrentamento da violência contra a mulher. Sua militância tem atraído o público feminino e a juventude, que encontram em suas ações, a empatia com temas urgentes e contemporâneos.

Carla Sandra – Presidente do PT Catu

Carla Sandra também atua no acolhimento de demandas sociais, contribuindo para a articulação entre movimentos populares, sindicatos e instituições públicas, fortalecendo o papel do partido como ponte entre a população e o acesso a direitos fundamentais. Sua presença constante em ações sociais e debates públicos tem consolidado seu nome como uma liderança em ascensão dentro e fora de Catu.

PT aposta em militância de base e articulação social para 2028

O trabalho conjunto de Radiovaldo e Carla Sandra reflete uma estratégia política baseada na militância de base, no diálogo permanente com a população e na articulação com movimentos sindicais e sociais. Essa postura tem ganhado força em um cenário onde o eleitor busca representantes mais próximos da realidade cotidiana e comprometidos com a efetivação de direitos.

Carla Sandra venceu as eleições em 2025 e assumiu a presidência do PT de Catu com coletivo de mulheres composto por ela e o Hilmara Santana e Magnovanda Paim

Esse protagonismo pode ter peso significativo nas eleições municipais de 2028, especialmente diante do fortalecimento de Radiovaldo como liderança local e regional, aliado a uma direção partidária atuante e conectada às demandas sociais.

Em Catu, o PT parece apostar na política feita nas ruas, no contato direto com o povo e na defesa histórica dos trabalhadores como caminho para consolidar sua influência e renovar sua base eleitoral, para isso deve trabalhar de forma incansável e quase em uma demanda corrida diária para reeleger o presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues, o o que dificulta bastante a atuação da direita na cidade, visto que historicamente é uma cidade de forte votação inclinada para a esquerda, chegando a 80% dos votos nas últimas eleições.

A dupla Carla Sandra e Radiovaldo Costa protagonizam a política em Catu pelo PT / Créditos Foto: Donaire Verçosa

Foto Capa: Donaire Verçosa