EconomiaPolítica

Governo do Estado e Petrobras assinam acordo para implantar canteiro de obras da Ponte Salvador-Itaparica no Estaleiro São Roque

Reconhecido por sua militância em defesa dos trabalhadores e do setor petrolífero, o deputado Radiovaldo Costa participou, ao lado do presidente Lula, do governador Jerônimo Rodrigues e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, da assinatura do acordo que devolve protagonismo industrial e empregos à Bahia.

O governador Jerônimo Rodrigues e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, assinaram, na tarde desta quinta-feira (9), um protocolo de intenções que prevê a utilização do Estaleiro São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe, como canteiro de obras do novo Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica.

O evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, representa um marco na integração entre os grandes projetos estruturantes da Bahia e o compromisso dos governos estadual e federal com a geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável.

Presidente da Petrobras, Magda Chambriard junto com Presidente Lula

Atualmente sem utilização, o Estaleiro São Roque pertence à Petrobras, que pretende retomar suas operações para apoiar a construção da ponte. A medida reforça o papel estratégico da estatal na reindustrialização da Bahia e na retomada do setor naval, paralisado há quase uma década.

De acordo com a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, o canteiro de obras em São Roque será responsável pela produção de pré-moldados da ponte, enquanto os outros dois canteiros serão implantados na Jequitaia, em Salvador, e em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.

deputado Radiovakdo Costa ao Centro ao lado do presidente Lula, do governador Jerônimo Rodrigues, do coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar, do ministro Rui Costa.

Radiovaldo Costa celebra conquista histórica para os trabalhadores e a Bahia

Presente ao ato, o deputado estadual Radiovaldo Costa (PT), referência na luta pelos direitos dos trabalhadores do setor petrolífero e pela retomada da indústria naval, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Em suas redes sociais, o parlamentar escreveu:

“Nesse momento, com o melhor presidente do Brasil, Lula, aqui em Maragogipe, em São Roque do Paraguaçu, anunciando o retorno da indústria naval na Bahia, um investimento de R$ 3 bilhões que vai gerar cerca de 5 mil empregos. Um acontecimento de importância gigantesca para os trabalhadores e trabalhadoras e para a arrecadação do nosso estado. Dinheiro que se desdobrará em mais investimentos em saúde, educação e segurança.”

Posteriormente, em uma nova publicação feita ao lado do presidente Lula, do governador Jerônimo Rodrigues, do coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar, do ministro Rui Costa e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o deputado reafirmou seu compromisso com a pauta do desenvolvimento e da soberania nacional:

“O retorno da indústria naval baiana é uma vitória do nosso povo, e também uma luta que travamos com firmeza e convicção. Estivemos à frente dessa causa, defendendo o que acreditamos: emprego, desenvolvimento e soberania nacional. Agora, com o apoio do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, a Bahia volta ao mapa da indústria naval com um investimento bilionário que vai transformar vidas e reacender a esperança de milhares de baianas e baianos.”

Impacto econômico e social

Com investimento estimado em R$ 3 bilhões e geração de cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos, a reativação do Estaleiro São Roque do Paraguaçu marca o renascimento da indústria naval baiana e reforça o papel da Petrobras como vetor do desenvolvimento nacional.

A iniciativa simboliza a integração entre infraestrutura e soberania produtiva, pilares defendidos por Radiovaldo Costa desde o início de sua trajetória política. A ação conjunta entre os governos federal e estadual coloca novamente a Bahia no centro da reindustrialização brasileira, gerando oportunidades e garantindo futuro para milhares de trabalhadores e trabalhadoras.