Política

Deputado Radiovaldo propõe tornar Catu a Capital Estadual do Petróleo

Projeto de lei busca reconhecer importância histórica do município na consolidação da Petrobras e fortalecer identidade local e da indústria do Petróleo Nacional

O deputado estadual Radiovaldo Costa (PT) apresentou um projeto de lei que pretende conceder ao município de Catu, a 80 km de Salvador, o título de Capital Estadual do Petróleo. A proposta tem como objetivo valorizar a herança histórica da cidade na consolidação da Petrobras e no desenvolvimento da indústria petrolífera nacional.

Radiovaldo relembra que, logo após a criação da estatal, em 1953, Catu teve um papel fundamental no avanço da produção de petróleo no país. “Até o ano de 1964, só se produzia petróleo no Brasil, no estado da Bahia. Catu também foi estratégica no pocesso de impulsionar a expansão da Petrobras para o norte da Bahia, alcançando municípios como Araçás, Alagoinhas, Entre Rios, Cardeal da Silva e Esplanada.” Destacou

Na década de 1960, a descoberta do Campo de Água Grande impulsionou ainda mais o setor. Catu passou a sediar o chamado “Distrito Norte”, estrutura estratégica da Petrobras na região. Com isso, cerca de 80% das empresas ligadas à indústria do petróleo instalaram suas sedes na cidade, que ganhou o apelido de “Cidade do Ouro Negro”. O município se consolidou como polo industrial e de formação de mão de obra especializada, contribuindo também para o desenvolvimento das cidades vizinhas, especialmente Pojuca e São Sebastião do Passé.

Deputado Radiovaldo/ Foto: Marvin Paim

Segundo Radiovaldo, a homenagem é mais do que simbólica. Além de reforçar a memória histórica, o reconhecimento pode atrair investimentos e ampliar a geração de empregos no setor. “Catu merece esse título, alem der uma justa homenagem aos pioneiros desbravadores da exploração de Petróleo e Gás em terra, em um época de muito esforço pessoal dos trabalhadores e trabalhadoras petróleo, que contribuiram para a indústria do petróleo não se limitasse à Bahia, mas é parte essencial da história do Brasil”, afirmou.

Relação íntima com Catu

O deputado tem uma ligação pessoal com o município. Ainda na adolescência, estudou noa Escola Agrotécnica Federal de Catu, hoje Baiano. Iniciou sua militância sindical no Sindicato dos Petroleiros, localizado no bairro da Boa Vista. Até hoje, mantém presença ativa nas demandas da população local, fortalecendo sua identidade política junto à cidade.

O projeto de lei, ao propor o título de Capital Estadual do Petróleo para Catu, resgata o passado de protagonismo do município e abre caminho para um futuro de novas oportunidades econômicas e sociais.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.