Após vídeo com Tiago Correia, Angelo Coronel reforça sinais de aproximação com oposição
Um vídeo divulgado nas redes sociais reacendeu rumores sobre uma possível mudança de alinhamento político do senador Angelo Coronel (PSD) para as eleições de 2026. Sem espaço no bloco governista, o parlamentar fez um gesto público de aproximação ao deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia.
O encontro ocorreu na última quinta-feira (15), em Guanambi. Nas imagens, Correia chama Coronel de “parceiro” e “amigo” e recebe elogios de volta.
— Deputado focado e jovem. Está no primeiro mandato, mas parece que tem vários nas costas, pela experiência. Torço pelo sucesso de Tiago. Quero agradecer a essa menção de você estar me apoiando para a reeleição ao Senado. Não esqueço de quem me dá a mão, principalmente nos momentos mais difíceis — disse Coronel no registro.
Veja vídeo aqui!
Nesta semana, o senador também não descartou integrar a chapa de ACM Neto (União Brasil) em 2026.
— Na vida pública, por exemplo, eu era líder da oposição na Assembleia. Desembarquei [para a base governista] naquela oportunidade, a convite de Otto Alencar. Tudo pode acontecer. Neto é meu amigo, fizemos duas campanhas juntos. É meu amigo de frequentar minha casa — afirmou.
Disputa pelas vagas no Senado
A declaração surge em meio ao impasse sobre a formação da chapa governista para o Senado. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), já anunciou que pretende disputar uma das duas vagas ao lado do senador Jaques Wagner (PT), o que impacta diretamente os planos de Coronel de buscar a reeleição.
Em entrevista ao Aratu On, Coronel minimizou o anúncio de Rui e reforçou que a decisão final caberá ao PSD.
— Qualquer partido tem o direito de escalar seu time. Sou do PSD e, no momento certo, o partido irá definir seus jogadores para participar do jogo eleitoral — declarou.
O cenário, no entanto, é desafiador para a base aliada. Em 2026, a Bahia elegerá dois senadores e três nomes de peso estão no páreo: Angelo Coronel, Jaques Wagner e Rui Costa.
Uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, realizada entre 25 e 29 de julho, aponta Rui Costa e Jaques Wagner na liderança das intenções de voto, fortalecendo a chamada “chapa puro-sangue” — proposta que defende que todos os candidatos majoritários da esquerda sejam petistas.
Visão do governo
Para integrantes do governo, a disputa interna é reflexo do grande número de nomes competitivos na base. O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, afirmou, em entrevista ao programa Linha de Frente da rádio Antena 1, que o grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues vive um “luxo” por contar com tantas opções qualificadas para a chapa de 2026.