BelezaComunidade

ARTESANATO E MODA CAMINHAM JUNTOS

A técnica de unir tecidos com texturas e formas diversas que faz sucesso entre aqueles que querem se diferenciar com um look fora do comum

Por Donaire Verçosa e Bel Araújo     

 

A moda pode ter várias nuances e sua associação com artes de diversos estilos, pode ser uma ótima opção para quem gosta de inovar e se diferenciar da multidão no dia à dia.

O Patchwork, Patc-apliquê com renda, trabalho com pedrarias, pinturas com glitter e desenhos diversos, inspirados na cultura, religião, fauna e flora do nosso país, marcam a arte desenvolvida nas blusas de malha feitas por Rita de Cássia Pinto Freitas, professora da Rede Municipal e artesã nas horas vagas.

A catuense conta que aprendeu a arte há cerca de 20 anos e não parou mais.“comecei na verdade fazendo de forma despretensiosa, mas à pedido do professor e amigo pessoal  “Cacau”, que me encomendou uma sereia, os clientes foram chegando e o que era para ser um hobby, virou um negócio.”

 A arte de Rita já foi fonte de matéria na Rede Bahia de televisão, na época da copa do mundo, em 2014. A repórter que contou sua história empreendedora, Andrea Silva (TV Bahia), se encantou tanto pela confecção artística feita pela professora catuense, que chegou a postar a foto de uma de suas criações, no seu perfil pessoal de uma conhecida rede social: “ na época a procura foi tanta, que eu não consegui assistir a nenhum jogo da seleção brasileira ”, diz de Cássia.

 

 

 

“Depois que comecei com a arte nas malhas, muitas amigas se sentiram motivadas a também empreender o seu próprio negócio.  Hoje fico feliz em ver pessoas do meu ciclo pessoal, trabalhando também com malharias, embora de forma diferente,” diz a artesã.

A blogueira  de moda Bel Araújo se apaixonou pelo trabalho de Rita Pinto e, fez questão de posar para as lentes da câmera, vestindo  alguns dos seus modelitos, e  pontuou: “ o patchwork reviveu depois dos anos 70 e foi tendência no verão de 2016. Apareceu na passarela da Chanel, Valentino entre outras. E é algo super interessante,  porque você trabalha com a criatividade e para quem usa é um super privilegio.”

“Cada detalhe é um toque final de pura beleza, além de ser uma oportunidade para festas em casa de veraneio, principalmente nessa época de férias. Sem falar no preço que é super em conta.”

A professora e artesã costuma fazer da sua arte, uma forma de driblar a crise retirando um dinheiro extra, mas diz que é também uma terapia a confecção das peças, “ é muito bom criar, chego inclusive a confeccionar blusas de forma exclusiva, levando em conta o perfil e o gosto do cliente.”

Na página “Rita e Suas artes” há várias de suas criações, e o desejo para esse ano de 2017 é ter a sua marca consolidada e formalizar o negócio,  para levar suas criações a muito mais clientes, rompendo fronteiras e emplacando sua marca no comércio catuense, baiano e brasileiro”, diz Rita.

“ Eu pensei  no nome “art&manha”, mas eu preciso pesquisar primeiro, ver aceitação e também observar se a marca já existe. O que posso garantir é que esse ano eu quero avançar.”

Artesanato nunca sai de moda e para os amantes da arte, além da Fan Page “Rita e Suas Artes” as encomendas podem ser feitas através do perfil Rita Pinto ou whatsapp 99961-9939.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.