Saúde

Hospital Municipal de Catu realiza palestra em alusão ao “Junho Vermelho” para incentivar a doação de sangue

Cerca de mais de 178 mil doações foram realizadas na Bahia no ano de 2022.

O Hospital Municipal de Catu (HMC) promoveu uma série de atividades durante o mês de junho, conhecido como “Junho Vermelho”, em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo da campanha foi conscientizar e incentivar os colaboradores a respeito da importância da doação de sangue, visando aumentar os estoques do banco de sangue local.

Dentro da programação, uma palestra conduzida por Gilvania Bernardo, Técnica de Laboratório da Agência Transfuncional Do Hospital, realizada, com o intuito de disseminar conhecimento e desmistificar mitos e verdades relacionados à doação de sangue. A palestra abordou informações sobre o processo de doação, os benefícios para os receptores e a segurança e facilidade do procedimento. O evento contou com a participação ativa dos colaboradores do HMC, que puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de junho e foi instituído em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, renomado imunologista austríaco responsável por descobertas fundamentais sobre os tipos sanguíneos. A data serve como um lembrete sobre a importância da doação de sangue e sua capacidade de salvar vidas.

Na Bahia, 178.654 mil doações de sangue foram realizadas em 2022. A nível nacional, aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados de 2022, segundo dados do Ministério da Saúde.

Isso significa que o Brasil está dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 1% a 3% da população de cada país deve ser doadora. No entanto, o Ministério da Saúde reforça a importância de aumentar o número de doadores para manter os estoques de todo país regulares, sem risco de desabastecimento. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.

A doação de sangue é um processo simples, rápido, seguro e não causa prejuízos ao organismo do doador. É fundamental que as pessoas estejam conscientes da necessidade constante de doações e se dirijam ao Hemoba (Hemocentro Coordenador da Bahia) em qualquer período do ano para realizar a doação. As doações de sangue são fundamentais para suprir a demanda dos hospitais e garantir o tratamento de pacientes que dependem de transfusões.

O HMC continua a incentivar a doação de sangue e reforça o compromisso em promover a conscientização sobre esse gesto solidário. A campanha do “Junho Vermelho” contribuiu para aumentar a conscientização entre os colaboradores, fortalecendo a importância da doação de sangue como um ato de amor ao próximo.

Para mais informações sobre a doação de sangue, os interessados podem entrar em contato com o Hemoba local ou acessar o site oficial : http://www.hemoba.ba.gov.br/