Saúde

AMECA FECHA O SETEMBRO AMARELO COM ALERTA PARA ATENÇÃO A SAÚDE MENTAL DURANTE TODO O ANO

Olhar atento ao outro e atenção durante todo ano para comportamentos que podem ser sinais de gatilhos que podem levar o indivíduo ao suicídio foi a mensagem deixada pela Clínica Ameca no Setembro Amarelo.

Psicóloga Júlia Gomes

A Clínica Ameca, situada no Centro de Catu, na Avenida Padre Cupertino, fez um mês inteiro com palestras com diferentes psicólogos que alertaram para a importância da prevenção ao suicídio, que tem sido pauta frequente na sociedade atual, por conta dos visíveis impactos que a pandemia trouxe em meio ao confinamento, distanciamento social, mudança de hábitos e perda de ganhos para sustento diário.

Na última quarta-feira, 29 de outubro, a sala de espera foi realizada pela psicóloga Júlia Gomes, que trouxe a experiência do CRAS de Catu-Ba onde atuou, e do suporte do Lar Mãe Corina que acolhe idosos, destacando a importância de relações mais sadias e mais empáticas, onde as pessoas se voltem para a dor do outro, e, assim, casos de suicídios possam ser evitados. Veja link da palestra no facebook: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=241754491230904

Todo o corpo clínico e pacientes da Ameca que aguardavam na recepção, ouviram atentos a palestra, e se sensibilizaram com a temática abordada.

A dona de casa Nivea Mendes, moradora do Mucambo, destaca a importância de se achegar ao outro para ajudar, ” acredito como foi dito aqui na palestra, perceber quem está com comportamento mais retraído, buscar se achegar para saber o que se passa não como curiosidade, mas para ajudar, entender o que está se passando e assim poder ajudar a pessoa a não cometer um ato impensado, por isso gostei da palestra, porque o suicídio existe e precisamos ficar atentos porque continua matando.”.

Nívea Mendes

Já Aurinea de Jesus, pontuou: ” eu achei importante, porque eu mesmo tenho pessoas na família que sofrem com sintomas que podem levar ao suicídio, e eu sempre digo que quem sofre a dor precisa de apoio, pois acredito que acima de tudo tem Deus, né? Não há porque se desesperar.” Enfatizou.

Aurinea de Jesus

O sócio majoritário da Ameca, o clínico Dr. André Marques, gravou depoimento enfatizando a importância da atenção para saúde mental, que em meio a pandemia, precisa de um cuidado especial, e por isso, que nesse ano, a instituição dispensou uma atenção ainda maior para a temática, e enfatizando o cuidado durante todo ano. Veja o depoimento:

Para esse mês a clínica está preparando uma programação especial, que ressalte a importância de exames preventivos para saúde da mulher. A programação do outubro rosa será postada aqui nas redes da Catu Acontece e transmitida pela página da Revista, que tem sido o veículo oficial da cobertura da Clínica Ameca, que tem mais de 50 anos cuidando da saúde do catuense.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.