Comunidade

Ronda Maria da Penha agora conta com profissionais capacitados em Catu

Serviço garantirá a segurança das catuenses através de medidas protetivas decretadas pela Justiça

Ao longo da última semana, nos dias 15, 16, 17 de outubro, aconteceu a capacitação para implantação da Ronda Maria da Penha em Catu. Policiais militares da 95ª CIPM, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, do Conselho da Mulher, do Conseg e demais membros da rede de enfrentamento receberam orientação através da Capitã Alcilene Coutinho, subcomandante da Ronda, sobre como gerir o serviço no município, garantindo o seu bom funcionamento, assegurando a assistência às mulheres que sofrerem violência doméstica, através de medidas protetivas decretadas pela Justiça.

Na última sexta-feira(18), na Câmara de Vereadores, foi realizada a cerimônia de certificação desses participantes. Compareceram ao evento representantes do Executivo e Legislativo municipal, representantes da sociedade civil, os capacitados pelo serviço e os responsáveis por ministrar as oficinas de capacitação.

Sobre a Ronda Maria da Penha

Recebida em 30 de agosto de 2019, em solenidade oficial com o governador Rui Costa (PT), a viatura é veículo da Ronda em Catu por iniciativa do prefeito Geranilson Requião, em acordo firmado com o Major Isnard Almeida.

A Ronda Maria da Penha foi criada em março de 2015, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, atua na assistência às mulheres baianas e se consolidou como um serviço de qualidade e proteção às mulheres em situação de violência doméstica.

O projeto é fruto das assinaturas de um termo de cooperação técnica entre as Secretarias Estaduais de Políticas para as Mulheres e de Segurança Pública, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia. A Secretaria Estadual de políticas para as Mulheres preside o comitê gestor da Ronda Maria da Penha.

A Ronda prevê cooperação mútua entre os órgãos envolvidos para promover a capacitação de policiais militares que a executarão, além da qualificação dos serviços de atendimento com apoio e orientação nas ocorrências policiais envolvendo mulheres vítimas de violência doméstica.

Com sede em Salvador, no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), a Bahia conta com 14 unidades da Ronda e Catu é a mais nova contemplada com o serviço que garantirá a segurança, proteção e qualidade de vida das catuenses.

Fonte: Prefeitura Municipal de Catu