Caminhada, palestras e reflexões no setembro amarelo do legislativo matense
Grupos diversos marcaram presença no setembro amarelo da câmara Municipal de Mata de São João, junto com os vereadores e secretários a população foi às ruas chamar a atenção para o tema suicídio, que tem interrompido vidas cada vez mais cedo nos últimos anos

A manhã dessa quinta-feira(19), foi de mobilização, na Praça de Açu da Torre, em Mata de São João. Às 9h populares saíram da frente da Casa Legislativa, levantando a bandeira em prol da valorização vida, estudantes de escolas municipais, grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV), usuários do CAPS e a população em geral, caminharam em direção ao evento na Casa da Cultura para ouvir a palestra de convidados ilustres em prol da valorização da vida.
Jornalista Malu Fontes junto ao Psiquiatra Dr.Victor Pablo de Silveira
Palestrantes abordaram o suicídio, com intuito de alertar a comunidade matense para a prevenção de fatores que influenciam no comportamento suicida.

Uma plateia lotada com quase 400 pessoas ouviu o sociólogo Antônio Mateus Soares, a jornalista professora da UFBA Malu Fontes, a Psicóloga e pesquisadora em mente humana Tânia Costa Duplatt e o psiquiatra Dr.Victor Pablo de Silveira abordar sobre diversos aspectos e implicações que influenciam no comportamento suicida e que já torna o Brasil hoje um país campeão em ansiedade, um dos distúrbios que influenciam nos transtornos que geram o suicídio.
Presidente da Câmara Municipal de Mata de São João -Agnaldo de Lulu
A jornalista e professora da UFBA Malu Fontes destacou em sua fala sobre o despreparo de profissionais no jornalismo quando se trata da abordagem do tema suicídio e que em muitos momentos utilizam como meio para atrair a audiência, espetacularização de cenas da miséria alheia.

A estudante Kailane Cardoso Cruz, 17, do Colégio Bráulio Sampaio, ressalta em sua fala a relevância da ação. “Desconstruir a visão errada acerca do que é, e o que sente quem passa por isso, e como agir também. Além de, com isso, ajudar quem está vivendo essa situação, como uma depressão por exemplo”. Destacou.
Vce Prefeita Lulu Cardoso
Além dos vereadores, secretários e representantes sociais, a vice-prefeita Luciene Tavares, esteve presente e foi convidada a compor a mesa no evento. O presidente da Câmara “Agnaldo de Lulu”, destacou em seu relato que um amigo pessoal se suicidou na infância, e que por um tabu existente até hoje, ele nunca soube o que levou, nem o que sentia aquele colega, para cometer um ato de extrema violência consigo mesmo. Por isso, compreende que a prevenção e o fomento da discussão da temática, indispensável nos dias atuais.