Comportamento

95ª CIPM promove palestras do Agosto Lilás em comunidades de Catu

Entre os dias 12 e 14 de agosto, a Polícia Militar da Bahia, por meio da 95ª CIPM, realizou uma série de palestras educativas voltadas para adolescentes, jovens e adultos em comunidades de Catu. As atividades integraram a campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo conscientizar a sociedade e combater todas as formas de violência contra a mulher, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher.

As ações ocorreram nas localidades de Baixa de Areia, distrito de Pedras e Paraíba. A Tenente PM Roberta conduziu as palestras nos dias 12 e 14, enquanto o Cabo PM Valdemir ministrou a atividade do dia 13. Durante os encontros, os policiais levaram informações sobre os tipos de violência, orientações práticas e destacaram a importância da denúncia.

Na palestra realizada na comunidade da Paraíba, no dia 14, estiveram presentes a secretária municipal da Mulher, Mariana Silva, e a juíza da comarca de Catu, Débora Magna. Ambas reforçaram a relevância da rede de apoio e o papel das instituições no enfrentamento à violência doméstica.

A PMBA destacou que ações como estas fortalecem o compromisso da corporação com a proteção das mulheres, aproximando ainda mais a polícia da comunidade e reforçando a cultura da prevenção.

O que é o Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha nacional criada em 2016, no Mato Grosso do Sul, e hoje difundida em todo o Brasil. O movimento surgiu para marcar o mês em que foi sancionada a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), considerada um marco no combate à violência doméstica. O objetivo é ampliar a conscientização da sociedade sobre a violência contra a mulher, mobilizar instituições e incentivar as denúncias.

Formas de violência contra a mulher

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher pode se manifestar de diferentes formas:
• Física: agressões que causam dor, lesões ou risco à integridade da mulher.
• Psicológica: ameaças, humilhações, perseguições e manipulação emocional.
• Sexual: assédio, estupro, coerção ou qualquer ato que viole a liberdade sexual.
• Patrimonial: retenção ou destruição de documentos, bens, objetos e recursos financeiros.
• Moral: difamação, calúnia ou injúria que afetem a dignidade da vítima.

Dados recentes na Bahia

Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), somente em 2023 foram registrados mais de 60 mil casos de violência contra a mulher no estado, incluindo ameaças, lesões corporais e estupros. O feminicídio ainda preocupa: no primeiro semestre de 2024, ao menos 43 mulheres foram assassinadas em razão de gênero na Bahia.

Onde denunciar
• Delegacia: em Catu, as denúncias podem ser feitas diretamente na Delegacia Territorial,Em Catu, a delegacia pode ser contatada pelo número: (71) 3647-0808, que também possue a “Sala Lilás” para acolher às vítimas durante depoimentos e com profissionais treinados esse momento, além da Ronda Maria da Penha para prevenir a violência doméstica.
• Polícia Militar: ligar para o 190 em casos de emergência.
• Central de Atendimento à Mulher: disque 180, disponível 24 horas, em todo o país.
• Disque Denúncia Bahia: ligar 181.

Denunciar é um passo fundamental para salvar vidas e romper o ciclo da violência.

A Revista Catu Acontece apoia essa campanha